Pular para o conteúdo

Profissionais de saúde de Oeiras recebem capacitação para o teste de Schiller

tA Prefeitura de Oeiras, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou nesta última quinta-feira (05) uma capacitação com profissionais da área da enfermagem que atuam na rede municipal de saúde, mais especificamente no programa Saúde na Família. O encontro foi conduzido pelo médico ginecologista e obstetra Stanley Alves, que destacou a importância da implantação do teste de Schiller na cidade de Oeiras.

O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que consiste em colorir a região interna da vagina e do colo do útero com uma solução iodada, a fim de observar a integridade do epitélio desta região. Ele geralmente é feito durante a colposcopia, quando o exame papanicolau mostra alguma alteração.

Segundo Stanley Alves, o teste de Schiller deve ser feito quando o médico ginecologista suspeita de alguma doença ginecológica, como o HPV, por exemplo, ou como forma de detecção precoce do câncer do colo do útero. Diante disso é de fundamental importância preparar os profissionais da área para a realização desse exame.

“Essa qualificação para os enfermeiros que trabalham nas equipes da Saúde da Família visa prepará-los a fazer o teste de Schiller no rastreio do câncer de colo de útero. Gostaria de parabenizar os idealizadores dessa capacitação e dizer que, a partir de agora, os enfermeiros estão qualificados para realizar esse teste de Schiller”, frisou o médico ginecologista e obstetra.

Por meio dessa ação a gestão do Prefeito Lukano Sá busca dar mais qualidade profissional aos servidores e colaboradores da saúde, para que assim suas atividades possam refletir diretamente na qualidade de vida da população.

20151108144626.jpg

20151108144627 (2).jpg

20151108144627.jpg

20151108144628 (1).jpg

20151108144628.jpg

 

Fonte: Ascom/PMO

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração