Pular para o conteúdo

Programa de Alimentação Saudável realiza entrega de produtos em Oeiras

O objetivo do Programa de Alimentação Saudável, no PRO Piauí, é dar apoio para os agricultores familiares, que produzem alimentação sem agrotóxicos e com tecnologias para alimentação. Pelo programa PAS, pela Secretaria da Agricultura Familiar, o Governo do Estado do Piauí compra produtos por um preço justo e que é utilizado, nas necessidades do Estado ou nas parcerias em assistência às famílias mais carentes. O evento foi realizado em quatro entidades de Oeiras, sendo elas APAE, Cáritas, Paróquia Nossa Senhora da Vitória e Fundação Dom Edilberto. 

04 1

Em entrevista ao Portal Integração a diretora da Associação de Pais e Amigos excepcionais (APAE), Leda Alves falou que Oeiras neste momento está sendo o município pioneiro do Programa de Alimentação Saudável (PAS) a nível de governo do estado e que esse programa é de fundamental importância para todos os usuários desta instituição e demais famílias. 

03 1

Diretora da APAE de Oeiras, Leda Alves

“Como trabalhamos no tripé saúde, educação e assistência social, nós abrangemos o público de vários municípios e comunidades rurais aqui do nosso município, onde isso neste momento em que estamos passando é de extrema relevância, diante da problemática que estamos enfrentando na pandemia, onde muitos estão desempregados, em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Então esse programa do Governo do Estado vem com essa missão que se faz presente na ajuda do pequeno produtor que tem sua produção e venda garantidas. Nesse momento as associações principalmente a APAE de Oeiras quer agradecer ao Governo do Estado e a secretaria de agricultura do estado por essa participação, essa comunhão de interesses neste momento tão difícil que a sociedade brasileira, piauiense, oeirense está atravessando”, disse a diretora da APAE de Oeiras, Leda Alves. 

Estiveram presentes no evento o vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras Gilmar Fontes e o diretor do Projeto Viva o Semiárido, da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, Clébio Coutinho. 

O Programa de Alimentação Saudável é de extrema importância para a agricultura familiar, porque ela dá apoio exatamente onde a agricultura familiar tem fragilidade que é a ‘comercialização’. 

“Esse programa vai permitir que o agricultor tenha um novo mercado para os seus produtos, que possam estar vendendo os seus produtos para o que nós chamamos ‘Mercado Institucional’, principalmente no momento de pandemia que as restrições limitam as feiras-livre, limitaram a presença em espaço coletivo. Então o programa apoia a agricultura familiar nessa ponta frágil que é a ponta de comercialização valorizando também o produto, tirando a figura do atravessador porque o produtor leva direto pro consumidor final. Na outra ponta através da parceria com as entidades ligadas a redes sócio assistenciais, esse alimento vai ser doado simultaneamente para famílias em situação de insegurança alimentar, já está publicado, registrado que a cada dia um número de pessoas com fome aumenta no país e nas cidades do estado do Piauí”, disse o diretor do Projeto Viva o Semiárido Clébio Coutinho. 

14

 Duas classes são beneficiadas pelo programa que são a classe do agricultor familiar que também é vulnerável e precisa de apoio e a classe das famílias que estão em situação de insegurança alimentar, ou seja, as pessoas que estão desempregadas e que precisam desse alimento. 

Esse programa tem recurso do tesouro estadual, do Governo do Estado do Piauí, foi criado na Secretaria da Agricultura Familiar com o apoio da SPLAN em parceria com a EMATER. Em Oeiras o programa conta com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, em nome do vereador Gilmar Fontes e também da vice-governadora Regina Sousa, do Governador Wellington Dias e do Secretário da Fazenda Rafael Fontelles. 

“O Rafael Fontelles possibilitou que esse recurso fosse liberado no estado e hoje estamos lançando esse projeto de forma pioneira no município de Oeiras, beneficiando quatro comunidades, Comunidade Quilombola Canadá Corrente e Queiroz, Cantinho Corrente e a Comunidade Cocos. São 65 famílias de agricultores familiares que estão vendendo produtos aqui hoje e entregando nessas instituições. Cerca de 91 toneladas de produtos serão entregues neste primeiro projeto aqui no município de Oeiras, no estado do Piauí nós estamos com 9 instituições, habilitadas para trabalhar esse programa. Estamos investindo cerca de 1 milhão de reais neste programa piloto, então a intenção da secretaria, do nosso governador Wellington Dias é ampliarmos esse programa em 4 ou 5 milhões para beneficiar mais agricultores e mais famílias vulneráveis no estado do Piauí”, relatou Clébio Coutinho. 

18

O vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Gilmar Fontes, relatou em entrevista ao Portal Integração que em média 150 famílias de agricultores estão comercializando seus produtos. 

“Esses agricultores vão receber doações simultâneas das quatro instituições, APAE, Fundação Dom Edilberto, Cáritas e Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Fazendo um levantamento que essas entidades atendem, cerca de 800 famílias serão atendidas com a doação simultânea de alimentos produzidos pela nossa agricultura familiar e que estão sendo doadas através dessas instituições”, disse Gilmar Fontes.

Por Romário Brito
Fotos: Rogério Silva

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração