Pular para o conteúdo

Programas da Seduc e Instituto Ayrton Senna atingem 95% de êxito no PI

 

Implantados pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) através de parceria com o Instituto Ayrton Senna, que promove o auxilio técnico para correção da distorção idadexsérie, os programas “Se Liga” e “Acelera Brasil” estão realizando formação de 210 professores da rede estadual de ensino do Piauí. Ambos visam proporcionar o desenvolvimento de habilidades que garantam ao aluno o sucesso em sua trajetória escolar.

 

 

Segundo o professor Francisco Rocha, lotado na 1ª Gerência Regional de Educação, as formações são fundamentais para o sucesso dos Programas. “Estamos desde 2009 desenvolvendo o “Se Liga” e o “Acelera” em Parnaíba e obtivemos excelentes resultados, com mais de 95% de êxito na correção de fluxo e alfabetização de alunos com distorção, que são objetivos primordiais dos Programas”, destaca o mestre, que finaliza afirmando que “o sucesso do aluno depende de uma base educacional sólida”.

 

 

 

A formadora Lizianne Reis relata os métodos utilizados na preparação dos professores que participam das atividades de alfabetização nas escolas. “Recebemos um material de apoio aos professores do Instituto Ayrton Senna, com o método Dom Bosco, material que obteve várias premiações sendo elaborado pelo educador Paulo Freire (Contextualização crítica da língua, usando desenhos geradores para o contexto e vida da criança para a aprendizagem significativa e aprofundando conhecimentos através de oficinas de matemática)”.

 

 

 

O curso

 

 

 

A formação tem duração de 40 horas e acontece entre os dias 28 maio e 1° de junho, em Teresina, como informa Jane Cornélio, coordenadora estadual de correção de fluxo. “O momento que se inicia é para que professores e supervisores tenham conhecimento da metodologia a ser desenvolvida em sala de aula, os materiais utilizados, as metas, sistema de acompanhamento e formas de atuação mais diretivas”, destaca.

 
Como funcionam

 
Os programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ funcionam em todas as 21 Gerências Regionais de Educação do Estado, promovendo a correção de fluxo escolar do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Trabalham com crianças de 9 a 14 anos utilizando material didático e metodologia própria, buscando resgatar a auto-estima e proporcionar autonomia aos estudantes, acompanhando seu desempenho de forma constante, o que permite dar-lhes uma assistência maior, devido a isso, é notável o desenvolvimento dos alunos, tanto no processo de alfabetização quanto no de desenvolvimento da auto-estima.

 

 

Fonte: ASCOM SEDUC

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração