Pular para o conteúdo

Projeto de lei prevê feriado bancário no Piauí

 

floraizabel foto

Foto: Caio Bruno/Alepi

Um projeto de lei de autoria da deputada Flora Izabel (PT) pretende tornar feriado o dia 28 de agosto em comemoração ao dia do bancário.

Com a aprovação, nessa data não poderão funcionar os estabelecimentos bancários e de créditos localizados no Estado. O feriado, segundo a deputada, servirá para comemorações e realização de atividades pelo sindicato da categoria.
O dia 28 de agosto foi escolhido pela categoria pelo fato de ser uma data marcante para os bancários de todo o país, já que neste dia, no ano de 1951, os bancários de São Paulo decretaram, em assembleia geral, uma greve de 69 dias, enfrentando a repressão do antigo DOPS e a pressão de outros sindicatos da categoria por não concordarem com uma contraproposta dos patrões, considerada como gorjeta, uma vez que os trabalhadores bancários reivindicavam 40% de reajuste, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço enquanto os banqueiros excluíram as duas últimas e ofereceram apenas o reajuste com base nos índices oficiais do custo de vida. Depois de muita luta, no dia 5 de novembro de 1951, a Justiça concedeu um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
Com informações do Cidade Verde
Da redação
Welliton Mariano
Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração