Pular para o conteúdo

Proposta permite que Alepi realize eleições para dois biênios em um só dia

Uma mudança no regimento interno da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) permitirá a realização de duas eleições para biênios diferentes da mesa diretora em um único dia. A proposta foi protocolada nesta terça-feira (20) pelo deputado João Madison (MDB).

Ao Cidadeverde.com, o autor do Projeto de Resolução argumentou que a medida é apenas uma sugestão aos pares, que poderão optar por realizar ou não as duas eleições em único dia. Segundo ele, outras casas legislativas do país já adotam a prática.

“Essa resolução é o que já acontece em vários estados, que pode fazer as duas eleições para os dois biênios no mesmo dia. Não estou criando, estou copiando. Se a Assembleia achar que deve fazer os dois biênios juntos, faz. Politicamente pode”, disse o parlamentar.

be12bea1fe3eb90f47d1ff19ca45cc50

A proposta de mudança no texto do regimento interno da Alepi ocorre em meio às tratativas para a escolha do novo presidente e demais membros da mesa diretora da Casa, que deve acontecer na reabertura do ano legislativo prevista para o dia 01 de fevereiro de 2023.

No momento, a disputa pela presidência do parlamento estadual se concentra entre os deputados Franzé Silva (PT) e Severo Eulálio (MDB). Como integram partidos da base do futuro governador Rafael Fonteles, aliados tentam costurar um consenso para a eleição.

Uma das opções em negociação é que petistas e emedebistas se alternem no comando da Alepi ao longo dos próximos quatro anos, evitando que um eventual racha e acirramento entre as duas siglas com as maiores bancadas prejudique o novo governo.

Neste sentido, João Madison avalia que a possibilidade de se realizar as eleições dos dois biênios em uma só data é uma alternativa viável. “Isso dá uma tranquilidade, você vai governar os quatro anos sem ter problema político”, concluiu o deputado.

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração