Pular para o conteúdo

PSB e PTB são os partidos com maior número de candidaturas no Piauí

Eleicao2012 2Nas eleições  municipais deste ano, PSB e PTB foram os partidos que mais lançaramnomes para a disputa. O PSB está apresentando 1.435 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, enquanto o PTB tem 1.249 nomes. No  PSB, foi lançado um número de candidatos superior ao ano de 2008, quando teve 1.139 nomes. O PTB apresentou uma leve queda de 334 candidaturas, se comparado com 2008, quando o partido lançou 1.473 nomes.

Em terceiro lugar em número de candidatos vem o PMDB. A sigla registrou 1.051 candidatos, contra os 1.076 contabilizados em 2008. PSB e PTB também saem na frente em número de prefeitos lançados. No pleito deste ano, os socialistas apresentaram 116 nomes para encabeçar chapas enquanto os petebistas apresentaram 86 nomes. Nesse critério, o PMDB também ficou com o terceiro lugar lançando 59 prefeitos. O reflexo no aumento do número de candidaturas socialistas pode estar diretamente ligado com a vitória do governador Wilson Martins (PSB) para o Governo do Estado.

Já uma queda substancial foi observada no número de candidaturas do Democratas. Em 2008, o DEM lançou 24 nomes, enquanto, neste ano, apenas oito representantes da legenda estão na disputa. O fato pode estar diretamente ligado com a criação do PSD, que conseguiu atrair o maior número de filiados antes pertencentes ao Democratas. O PSD, que participa de sua primeira eleição este ano, já lança 790 candidaturas, sendo 45 delas de prefeito.

O PCO continua sendo o partido que menos lançou candidaturas. Em 2008, o partido lançou 27 nomes, sendo que apenas um era para prefeito. Já em 2012, apenas dois nomes foram lançados sendo um para vice-prefeito de Teresina, com o nome de Lourdes Melo (PCO) e outra para vereador, também em Teresina, com o nome de Clóvis José dos Santos. Os dados fazem parte do relatório estatístico do Tribunal Superior Eleitoral.

Portal O Dia

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração