Pular para o conteúdo

Queda na arrecadação do ICMS pode atrasar salários dos servidores

Rafael Fonteles, secretário estadual de Fazenda do Piauí. (Foto: Hélio Alef/GP1)

Na manhã desta segunda-feira, 30 de maio, o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, afirmou que a pandemia causada pelo novo coronavírus pode acarretar em uma queda de 50% na arrecadação do ICMS no Piauí, colocando em risco a manutenção de serviços essenciais pelo governo do Estado. De acordo com informação do site Vi agora.

De acordo com dados informados pelo secretário, que também é presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, uma diminuição de 50% na arrecadação representa R$ 138.038.148,00 (cento e trinta e oito milhões e trinta e oito mil, cento e quarenta e oito reais), se comparado a março de 2019, e R$ 179.483.185,00 (cento e setenta e nove milhões, quatrocentos e oitenta e três mil e cento e oitenta e cinco reais), se for em relação ao mês de fevereiro de 2020.

 

O Governo Federal garantiu que vai recompor os repasses aos Fundos de Participação de Estados (FPE) e Municípios (FPM), o que não ocorre com relação ao ICMS. Em entrevista dada na semana passada a Rádio Jovem Pan, o secretário afirmou que o estado do Piauí depende desse dinheiro para manter os serviços de saúde, segurança e educação.

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração