Pular para o conteúdo

Queimadas no Piauí chegam a 8.030, o maior número em três anos

As queimadas no Piauí atingiram até o domingo, 8.030, o maior número nos últimos três anos e 53% maiores do que a do ano passado. As queimadas no Estado vinham com uma tendência de queda desde 2016,m quando foram registradas 5.421 queimadas. No ano passado, as queimadas foram menores do que em 2016, quando foram registradas 5.231 queimadas.

Pelo atual ritmo, as queimadas no Piauí poderão chegar em dezembro ao mesmo número registrado em 2015, quando foram 10.285. Os números são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Piauí tem um município, Sebastião Leal, entre os dez municípios brasileiros com mais queimadas no país, nos últimos cinco meses e neste mês de agosto, ficando na sétima posição nos dois períodos, de acordo com o Inpe.

Image title

Nos últimos cinco meses ocorreram 328 queimadas em Sebastião Leal e 59 neste mês.

Por causa das fortes temperaturas e redução do volume de chuvas prevista para o final deste ano e de 2019, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimou que a safra agrícola do Piauí de 2018/19 terá uma redução de 82% na colheita de grãos em relação à safra de 2017/18.

Segundo a Conab, a safra agrícola de 2018/19 no Piauí será de 3,912 milhões de toneladas de grãos, 8,2% a menos do que a safra agrícola de 2017/18, quando foram colhidas 4,263 milhões de toneladas de grãos.

De acordo com a Conab, no Piauí, em agosto, os valores máximos de chuva registrados foram inferiores a 10 mm. Em setembro, não deve ser observado valores de precipitação superiores aos registrados em agosto.

Para outubro, como historicamente se verifica o início do período chuvoso, estima-se valores de precipitação oscilando entre 120 mm e 180 mm.

A Conab analisou que a temperatura é caracterizada pela persistência de temperaturas mínimas relativamente baixas em agosto e o aumento gradativo a partir de setembro. Em agosto, os valores máximos, acima de 33 ºC, foram registrados no Piauí.

Em setembro e outubro, temperaturas máximas, acima de 36 ºC, ocorrem em todo o estado, exceto nas regiões serranas, onde as temperaturas mínimas deve ficar entre 12 ºC e 15 ºC.

A primavera no Hemisfério Sul inicia-se no dia 22 de setembro de 2018 às 22h53 e termina no dia 21 de dezembro às 20h22 (horário de verão).

Climatologicamente é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, onde há o início da convergência de umidade, que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como a parte centro-sul da Região Norte.

Durante a estação, os volumes acumulados de precipitação no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 mm, principalmente para o norte do Piauí e noroeste do Ceará.

Na Região Nordeste, durante os meses de inverno, as chuvas registradas foram abaixo da média em grande parte da região. Contudo, mesmo na costa leste do Nordeste, em que o trimestre mais chuvoso corresponde de maio a julho, a ocorrência de chuvas, na maioria desse período, não resultou em acumulados elevados.

Já no interior do Nordeste, mais precisamente na região chamada de Matopiba (Maranhão, Piauí, Bahia, e Tocantins), sul do Ceará e parte leste de Pernambuco, os totais de chuva ocorreram dentro da normalidade, com valores inferiores a 50 mm.

A previsão do modelo estatístico do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) para a primavera, indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas próximas à média ou ligeiramente abaixo durante a estação. Ressalta-se que o trimestre de outubro a dezembro é o mais seco da parte leste do Nordeste.

As temperaturas estarão mais elevadas sobre a região sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.

Fonte:Meio norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração