Publicidades
EntretenimentoManchete

Realizada comemoração ao Dia de Reis em Cajazeira do Piauí

Foi realizado na noite desta quarta-feira, 06, o reisado de Cajazeiras do Piauí. O reisado do município foi organizado, resgatado pelo professor Nazareno Araújo e populares. O evento passou por três casas da cidade, sendo iniciado na Casa Grande, passando pela casa de Vitória Muniz e finalizando na residência do Professor Nazareno Araújo.

Segundo o professor Nazareno o Reisado é uma dança bastante conhecida na região e que essa cultura estava esquecida. Um dos objetivos da atual gestão, governada por Alberto Silva e o Professor Luciano é resgatar as culturas do município.

Realizada comemoração ao Dia de Reis em Cajazeira do Piauí 1
Festa do Reisado em Cajazeiras do Piauí

Centenas de pessoas marcaram presença no evento. Estavam à frente do reisado as rezadeiras (os) Ana de João de Gilo, Aparecida, Zé de Suna, Félix, Caretas, Raimundo Casaca, Cícero Bigodim Nazareno Araújo, BOI, Hipólito, Rosimar Breu e Antônio de Zuquinha. Houve também a partilha que é um dos momentos mais esperado, é hora das gargalhadas, as puluchias dos Caretas.

“Quero agradecer a cada cajazeirense que se deslocou de sua casa para prestigiar a volta do reisado de Cajazeiras do Piauí. A importância do reisado para nós cajazeirenses é grande, tivemos o objetivo de resgatar a cultura popular brasileira, cultura essa que foi realizada há muito tempo e caiu no esquecimento das pessoas. É de fundamental importância mostrar para a nossa juventude essa dança popular e que é bastante conhecida. Quero dizer para o povo de Cajazeiras que a cultura no município está só começando, e vamos resgatar a cultura municipal e envolver mais pessoas da nossa cidade. Cultura é arte, arte é vida e juntos vamos viver essa nova realidade”, disse o professor Nazareno Araújo.

Festa do Reisado em Cajazeiras do Piauí
Festa do Reisado em Cajazeiras do Piauí
Festa do Reisado em Cajazeiras do Piauí
Festa do Reisado em Cajazeiras do Piauí

Entenda o que é festa do “Dia do Rei”

A festa do Reisado teve origem no Egito e é considerada uma festa profanadora. No Egito, isso é conhecido como Festival do Sol Invencível, realizado em 6 de janeiro. Na Europa, foi adotado pela primeira vez pelos romanos em 25 de dezembro (de acordo com os cristãos, o dia em que Jesus Cristo nasceu).

A Folia de reis (também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis) é uma festa tradicional popular brasileira. O Reisado tem características culturais e religiosas e é realizado de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia do Rei ou Dia dos Três Reis). No Brasil, a festa comemora em diferentes partes do país.

Reisado tem diferentes modos e consiste em várias partes: abrir ou abrir a porta; inserir o chamado de louvor ao deus-rei; fragmentos de sala; dançar guerra; tipo; função fechada. A música do Reisado sempre estará lá. O Mestre é solista e o coro responde em duas vozes.

Uma das principais características do reisado são as vestimentas dos participantes, que geralmente são roupas de cores vivas, chapéus, fitas e espelhos. Outra característica envolve a estrutura da festa.

 

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar