Pular para o conteúdo

Receita Federal encontra 330 quilos de cocaína em contêiner com mel que saiu de Picos e iria para Bélgica

receita2

Um grande carregamento de cocaína que tinha como destino a Europa foi apreendido pela Receita Federal no Porto de Pecém, na Grande Fortaleza, Estado do Ceará. Os 330 kg da droga, avaliados em R$ 49 milhões de reais, estavam distribuídos em dez bolsas de viagem escondidas em um contêiner com mel que tinha como destino a Bélgica. O flagrante aconteceu na última sexta-feira (16).

O que chama a atenção nesse caso é que o contêiner, onde estava a droga, saiu da cidade de Picos. O mel é originário da Casa Ápis (Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro) e seria enviado ao país europeu. A Receita Federal já descartou qualquer participação do exportador no tráfico internacional de drogas.

Em entrevista ao programa “Bom dia Piauí”, da TV Clube, o Diretor Geral da Casa Ápis, Sitinho Leopoldino Dantas, confirmou que na semana passada foram despachados dois contêineres com destino a Bélgica. Ele disse que um dos contêineres era refrigerado e o outro normal. Ainda segundo Sitononho, esse último foi o que acabou violado.

“Todos os procedimentos são tomados, são feitos seguindo os cuidados e normativas internacionais. Os contêineres que nós embarcamos não somos nós que lacramos o contêiner ele é fechado e lacrado pelo Fiscal Agropecuário. Vem uma pessoa de Teresina para poder fazer toda conferência documental e da mercadoria”, explicou o Diretor Geral da Casa Ápis.

“Esses selos são invioláveis é um padrão internacional, um equipamento que não tem chaves quando se trava só abre lá na Aduaneira no outro pais. O contêiner chegando no porto foram feitos todos os procedimentos de inspeção pela autoridades portuária. Ou seja, passou no escâner, no raio-x, toda documentação foi dada ok e foi para o pátio”, completou Sitonho Dantas.

Os fiscais da Receita Federal localizaram a droga depois de informações concedidas pela Aduana Norte-Americana respeito de indícios da existência do conteúdo ilícito neste contêiner. A droga só foi encontrada no segundo escaneamento do contêiner. Essa foi a maior apreensão de drogas nos portos cearenses.

conteiner

 

 

Fonte: Portal o Povo

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração