Em um mundo cada vez mais conectado, onde o celular se tornou um item fundamental na vida das pessoas, a preocupação com a segurança dos dados se tornou um tema mais relevante do que nunca. Perder ou ter o celular roubado é uma situação preocupante. Perder ou ter o celular roubado pode ser um evento angustiante, mas existem medidas que podem ser adotadas para proteger as informações sensíveis e pessoais contidas no dispositivo.
Ativar o código PIN do aparelho celular é uma das formas mais seguras para proteger os dados e informações em caso de furto ou roubo. Por meio dessa ferramenta é possível bloquear e desbloquear o cartão SIM, adicionando uma camada extra de segurança em seus dados. Desta forma, toda vez que o usuário reiniciar o smartphone ou inserir outro chip em outro aparelho, o usuário precisará digitar o código.
Para proteger os dados e informações armazenadas no aparelho, basta seguir o passo a passo:
Ativação do código PIN no IOS:
– Toque em “Ajustes”, “celular” e depois em PIN do SIM”;
– Ative o PIN do SIM;
– Toque na chave ativa e insira o PIN da sua operadora. Caso não saiba o código PIN, consulte a página de atendimento de sua operadora. Toque em “OK”;
– Toque em alterar o PIN e insira quatro dígitos de sua escolha.
Ativação do código PIN no Android:
– Toque em “Configurações” e, logo após, em “senhas e segurança”;
– Toque em “Privacidade” e, depois, no cartão SIM que deseja ativar o PIN;
– Ative a chave “Bloquear chip” (azul quando ativa);
– Insira o PIN e toque em OK.
– Em seguida, toque em alterar o PIN e insira quatro dígitos de sua escolha.
IMEI
Outra forma é utilizar o código IMEI, que é uma identificação numérica único presente em todos os aparelhos que se conectam às redes de celulares, como smartphones, tablets e modem. É aconselhável pegar o número e anotar em um local seguro para que em caso de roubo ou furto, o aparelho possa ser bloqueado.
Siga o passo a passo para consultar o IMEI do aparelho:
– Abra a tela de discagem do celular e digite *#06#;
– O IMEI será exibido imediatamente;
Caso queira saber se o seu celular ou tablet possui restrição, você deverá procurar a Secretaria de Segurança Pública, ou ao Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).
A Superintendência de Operação Integradas (SOI), está localizada na sede da SSP-PI, na rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão.
Já o NARRF está localizado na Rua Gov. Arthur Vasconcelos, 971, bairro Marquês, em Teresina. Caso seja identificado que o aparelho tenha restrição de roubo ou furto, em caso de devolução do aparelho, a pessoa não será indiciada por receptação.
Fonte: Portal o Dia