Pular para o conteúdo

Sarah Menezes cai no ranking mundial, mas ainda tem vaga para Rio 2016

Após o Campeonato Mundial de Astana, no Cazaquistão, o ranking mundial de judô foi atualizado e tem apenas três brasileiros no Top 10.

menezes-sarah-astana2

Eliminada na estreia nos dois últimos mundiais, a piauiense Sarah Menezes ocupa agora o 14º lugar no ranking e viu a distância para a brasileira Nathália Brígida, quinta colocada em Astana, diminuir para 291 pontos.

ranking48

Antes mesmo do ranking ser atualizado na última terça-feira (1º), o internauta Rodrigo Ricardo enviou e-mail para o blog preocupado com a situação:

Com o resultado do Mundial a vaga olímpica de Sarah já fica ameaçada?
mail Rodrigo Ricardo

Vamos entender melhor a classificação olímpica no judô. São no máximo 14 vagas por país, uma em cada categoria. Como sediará o evento, o Brasil tem vaga garantida, independente da posição de seus atletas no ranking mundial.

O Brasil tem vaga. Mas a vaga não é do atleta. É da Confederação Brasileira de Judô.

Para efeito de Olimpíada, o ranking será fechado no dia 30 de maio. A lista desta data será determinará os países com vaga em Rio 2016.

Já o Brasil deve usar o ranking para definir sua seleção olímpica. E a tendência é que a CBJ use a data limite da Federação Internacional de Judô.

Portanto, Rodrigo e demais leitores do blog, o que Sarah Menezes precisa fazer é continuar sendo a melhor brasileira em sua categoria. E para isso, é necessário continuar disputando torneios internacionais e somando pontos. Apesar da má fase, ainda acredito que só uma lesão a tiraria de Rio 2016.

A disputa entre Sarah Menezes e Nathália Brígida não é a mais acirrada entre os brasileiros. A diferença entre Maria Portela e Bárbara Timo é de 200 pontos. Já Rafael Silva e David Moura estão separados por 214 pontos.

Confira a lista dos melhores brasileiros em cada categoria:

-60kg – Felipe Kitadai (13º) / Eric Takabatake (21º)
-66kg – Charles Chibana (18º) / Luiz Revite (71º)
-73kg – Alex Pombo (13º) / Marcelo Contini (34º)
-81kg – Victor Penalber (6º) / Leandro Guilheiro (55º)
-90kg – Tiago Camilo (21º) / Eduardo Bettoni (47º)
-100kg – Luciano Correa (16º) / Rafael Buzacarini (28º)
+100kg – Rafael Silva (9º) / David Moura (13º)

-48kg – Sarah Menezes (14º) / Nathália Brígida (20º)
-52kg – Erika Miranda (3º) / Eleudes Valentim (32º)
-57kg – Rafaela Silva (11º) / Ketleyn Quadros (34º)
-63kg – Mariana Silva (15º) / Mariana Barros (37º)
-70kg – Maria Portela (21º) / Bárbara Timo (27º)
-78kg – Mayra Aguiar (11º) / Samanta Soares (30º)
+78kg – Rochele Nunes (14º) / Maria Suelen Altheman (25º)

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração