Pular para o conteúdo

Seca pode fazer Piauí perder mais de 320 mil toneladas de grãos

O Piauí não vai conseguir repetir este ano o bom desempenho de 2012 na produção de grãos. Um novo levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado esta semana estima que a redução da safra ficará em torno de 14,1%, o correspondente a 323 mil toneladas.

A seca, que este ano chegou à região dos Cerrados piauienses, prejudicou as culturas de soja, arroz e milho, as que representam o maior peso no volume da produção agrícola do Estado. No levantamento, apenas o feijão apresenta melhor desempenho em relação à safra passada.

 

Pela nova estimativa, o Piauí deverá colher 1,963 milhão de toneladas de grãos, contra os 2,286 milhões da safra passada, embora a área plantada tenha crescido 7,4%, passando de 1,173 milhão para 1,260 milhão de toneladas. A produtividade, por sua vez, deverá cair 20%, ficando em 1.557 quilos por hectare, em média.

 

Além do Piauí, a Bahia, o principal produtor de grãos da região, também terá uma safra abaixo do esperado. Lá, a queda estimada é de 15,6%. Só o Maranhão, o segundo maior produtor, deverá apresentar crescimento na produção.

 

O levantamento, o oitavo da atual safra, foi realizado no período de 22 a 26 de abril, através de contatos com instituições direta ou indiretamente ligadas à produção agrícola, destacando-se os profissionais de cooperativas, secretarias municipais de agricultura, órgãos de assistência técnica e rurais.

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração