Pular para o conteúdo

Secretaria municipal de Saúde promove capacitação sobre Zika Vírus em Oeiras

A secretaria municipal de Saúde promove nesta sexta-feira (03) uma capacitação para discutir e elaborar um protocolo de manejo para o Zika Vírus, doença relacionada ao aumento no número de casos de microcefalia em todo o país. O evento acontece no auditório do Cemti-Pedro Sá e deve reunir agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam em Oeiras.

DSCF4781

Segundo o coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica, Miguel Ribeiro, a secretaria tem elaborado um plano de contingência para doenças transmitidas pelo mosquito Aedis aegypit, como Dengue e Febre Chikungunya. “O Zika é um evento novo, mas estamos atentos a ele”, argumenta, informando que, até agora, Oeiras não tem nenhum caso de Zika Vírus confirmado oficialmente pelas autoridades de Saúde.

Além da discussão sobre o Zika Vírus, o encontro também vai debater a violência interpessoal autoprovocada.

dengueNúmeros de casos de Dengue são contestados

Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) divulgou dados sobre a incidência de dengue no Piauí – Oeiras figura em quarto lugar, com 103 casos. O número é contestado pela Vigilância Epidemiológica municipal. “Só temos confirmados laboratorialmente 86 casos”, afirma o coordenador, avisando que, tanto os dados municipais quanto estaduais, só são computados após exames encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).

“Exames feitos em laboratórios particulares não são considerados nesta contagem”, pontua o coordenador, acrescentando que o município dispõe de um sistema de coleta de material para realização de exames na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Oeiras Nova. “Feita a coleta, o material é encaminhado ao Lacen”, completa.

Miguel Ribeiro explica que, ao longo do ano, o município realiza ações frequentes de combate ao Aedes aegypit. “Estamos sempre fazendo capacitações com os profissionais da atenção básica, visitas domiciliares (na tentativa de detectar possíveis criadouros e focos do mosquito), ações educativas junto à população (panfletagem, reuniões e mutirões nos bairros, distribuição de sacos de lixo, coleta de pneus e outros objetos onde é possível juntar água), divulgação de campanhas em meios de comunicação. Nossa maior dificuldade é na adesão da população no combate ao mosquito. É preciso mais conscientização”, enumera o coordenador de Vigilância Epidemiológica.

Zika Vírus: sintomas e tratamentozika

O Zica Vírus provoca sintomas parecidos com os da dengue, contudo mais brandos: febre, dor de cabeça e no corpo, manchas avermelhadas, dores musculares e nas articulações. Também pode causar inflamações nos pés e nas mãos, conjuntivite e edemas nos membros inferiores. Os sintomas costumam durar entre 4 e 7 dias. Há outros sintomas menos frequentes, como vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite.

Não há uma vacina nem um tratamento específico para o Zika Vírus, apenas medidas para aliviar os sintomas, como descansar e tomar remédios como paracetamol para controlar a febre. O uso de aspirina não é recomendado por causa do risco de sangramento. Também se aconselha beber muito líquido para amenizar os sintomas.

 

Por Jadson Osório

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração