Pular para o conteúdo

Semana do Orgulho de Ser traz ao Piaui 1º transhomem do Brasil

A 10ª Semana do Orgulho de Ser, que inicia nesta quarta-feira (10), traz o tema “Paz sem voz não é paz, é medo”, para relembrar os recentes casos de violência contra o público LGBT. Promovida pelo Grupo Matizes, o evento vai contar com oficinas, palestras e intervenções artísticas em Teresina. Entre os palestrantes, João W. Nery, o primeiro transhomem operado do Brasil. A Semana acontece de 10 a 17 de setembro.

Banner Semana

Marinalva Santana, coordenadora do Matizes, destaca a importância da participação de todos, não apenas do público LGBT, no evento. “São espaços disponíveis para debates sobre os direitos humanos. É importante que todos participem para que estes diálogos se tornem mais comuns em nossa sociedade”.

A Semana conta com a presença de palestrantes nacionais e regionais que irão debater temas como segurança pública sem homofobia, diversidade sexual, defesa dos animais e direitos LGBTs.

João W. Nery, psicólogo, primeiro transhomem operado no Brasil e um dos coordenadores do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT), profere a palestra “Transexualidade, desconstrução de corpos e gêneros”, nesta quarta-feira, às 18h30, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Escritor Jo%C3%A3o W Nery

A palestra visa mostrar a experiência de João Nery nos 30 anos após sua operação. O palestrante ainda vai lançar o livro “Viagem Solitária – memórias de um transexual 30 anos depois”.

A programação da 10ª Semana do Orgulho de Ser reúne ações de outros três eventos: a I Mostra de Fotografias: Movimentos Sociais e Assentamentos; o I Colóquio sobre Saúde, Sexualidade e Diversidade Sexual; e a 7ª Semana Universitária do Amor de Iguais.

Confira a programação completa da 10ª Semana do Orgulho de Ser:

10 de setembro

8h às 12h – Oficina – A política de proteção social e a população LGBT no município de Teresina – Facilitadoras: Marfisa Mota e Iracilda Braga – Auditório da SEMTCAS.

9h30min às 12h30min – Mesa-coordenada – GRAFFITI: diálogo estampado de cores – Embates Político-Culturais entre o estado policial, o mercado e a arte – Profª MsC. Janaína Parentes Fortes Costa Ferreira (UESPI), Jéssika Silva Teixeira e Italo Felipe Cury (Graduandos do Curso de Direito da UESPI) – Mediadora: Profª Msc. Samária Andrade (UESPI) – Auditório do Palácio Pirajá – UESPI.

– Documentário GRAFFITI – Diálogo estampado de Cores.
– Apresentação Doc. Vídeo da Intervenção Artística de Sanatiel Costa.

– Apresentação ao público da Intervenção Artística de Sanatiel Costa – Laboratório de Artes Poeta Torquato Neto (UESPI).

15h – Oficina: Invisibilidade lésbica: qual é o seu armário?  – Facilitadoras: integrantes do Coletivo RUA – Juventude Anticapitalista – Ponto de Encontro: Caixas Eletrônicos – UESPI.

18h30min – Palestra: Transexualidade, desconstrução de corpos e gêneros – João W. Nery (Psicólogo, escritor, primeiro transhomem operado no Brasil; Coordenador Regional Sudeste do IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) – Cine Teatro da UFPI.

20h – Lançamento do livro Viagem Solitária – Memórias de um transexual 30 anos depois, do escritor João W. Nery – Cine Teatro da UFPI

10 a 12 de setembro

I MOSTRA DE FOTOGRAFIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSENTAMENTOS – Jardim. Local: Externo do Palácio Pirajá – UESPI

11 de setembro

8h às 18h – Seminário: Segurança Pública sem homofobia – Mário de Carvalho Leony (Delegado de Polícia Civil de Sergipe, membro da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBT) – Auditório da OAB/PI.

8h às 12h – Roda de Conversa – A política de proteção social e a população LGBT no município de Teresina – Coordenadoras: Marfisa Mota e Iracilda Braga.  – Auditório da SEMTCAS.

9 às 12h – Mesa Coordenada: Saúde integral de mulheres lésbicas e bissexuais – Profª Drª Andrea Cronemberger Rufino (UESPI).

Prevenção de DST’s/AIDS e câncer do colo uterino no sexo entre mulheres – Sérgia Patrícia Braga Oliveira (Presidente da Sociedade Piauiense de Citopatologia).
Mediadora: Profª Drª Edileusa Mª Lucena Sampaio (UESPI) – Auditório do Palácio Pirajá – UESPI.

14h – Palestra: Bissexualidade e Bifobia: hora de descer do muro – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG) – Auditório do CCE/UFPI.

16h – Oficina: Combate à homofobia na UFPI: por onde começar? – Facilitadoras: Coordenação de Combate às Opressões do DCE da UFPI – Auditório do CCE/UFPI.

16h30min – Debate – Estatuto da Diversidade Sexual: direitos LGBT para além dos Tribunais – Fernanda Coelho (Membro do Coletivo Bil; Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual da OAB de Ipatinga-MG; Presidente da Comissão Estadual de Direito Homoafetivo do IBDFAM/MG) e Ana Carolina Magalhães Fortes (Advogada, mestre em Educação pela UFPI) – Auditório do Palácio Pirajá/UESPI/Campus Torquato Neto.

19h – Intervenção Cultural “Pra Sair do Armário” – Local: Anfiteatro do CCE/UFPI.

12 de setembro

I COLÓQUIO SOBRE SAÚDE, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL DA UNINOVAFAPI

8h às 8h30 – Apresentação da pesquisa sobre Saúde Sexual de Mulheres Lésbicas e Bissexuais no Brasil – Profª Drª Andrea Rufino (UESPI).

8h30 às 9h30 – MESA DE DEBATE “Saúde, Sexualidade e Diversidade Sexual”. Palestrantes: Profº Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior – UFPI; Profª Doutoranda Adélia Dalva da Silva Oliveira – UNINOVAFAPI; Profª MsC. Maria da Consolação Pitanga de Sousa – UNINOVAFAPI.

10h – Palestra: Transexualidade, desconstrução de corpos e gêneros – João W. Nery (Psicólogo, escritor, primeiro transhomem operado no Brasil; Coordenador Regional Sudeste do IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) – Auditório da UNINOVAFAPI.

11h30min – Lançamento do livro Viagem Solitária – Memórias de um transexual 30 anos depois, do escritor João W. Nery – Auditório da UNINOVAFAPI.

09 às 11h – Mesa Coordenada – A defesa dos animais em debate: uma luta de todos – Roseli Pizzigati Klein – UFPI (Médica Veterinária/UFPI e Diretora Técnica da APIPA – Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais); Profª MsC. Lina Maria Santana Fernandes (Professora da UESPI e IFPI e voluntária da APIPA) – Mediadora: Profª Drª Bárbara Olímpia Ramos de Melo (UESPI) – Auditório do Palácio Pirajá/UESPI.

11h – Performance Teatral  – Grupo de Teatro da UESPI  –  Coordenação: Profª Valderez Alves de Carvalho Costa – Jardim Externo do Palácio Pirajá/ UESPI.

16h – Palestra: Sociedade de silêncio – Márcia de Almeida (Jornalista, editora do Site “Em dia com a cidadania – RJ) – Auditório da ADUFPI.

17h30min – Mesa-redonda: Direitos trans em debate – Marcela Braz (militante do movimento de trans), Carla Marinz (ATRAPI) e Daniel Arlan (Acadêmico de Direito/UNINOVAFAPI) – Coordenação: Grupo de Estudos Sexualidade, corpo e gênero (SexGen) – Auditório da ADUFPI.

19h – Sexta Nagô – Memorial Zumbi dos Palmares

13 e 14 de setembro – FEIRA CULTURAL DA DIVERSIDADE – Local: Ponte Estaiada

14 de setembro –
SHOW DA DIVERSIDADE – com Rita Benneditto – Local: Ponte Estaiada.
 
15 de setembro

14h – Palestra: Defesa e proteção dos animais: o que eu tenho a ver com isso? – Heron Gordilho (Promotor de Justiça do Meio Ambiente em Salvador/BA, Professor de Direito Ambiental e Direito Constitucional da Graduação e da Pós-graduação do Curso de Direito da UFBA) – Auditório Noé Mendes CCHL/UFPI

16h – Palestra: Mídia, Direitos Humanos e a invisibilidade social – Márcia de Almeida (Escritora, Jornalista, editora do Site Em dia com a cidadania – RJ).

18h – Tela sociológica– Mostra “O amor de iguais – Filme: O tempo que resta

16 de setembro

– Realização de teste rápido – Local: Universidade Estadual do Piauí – Campus Clóvis Moura.
– Vacinação contra hepatite B – Local: Universidade Estadual do Piauí – Campus Clóvis Moura.

14h – Oficina: Do armário para as ruas: colorindo a universidade – Facilitadores: Setorial LGBT do RUA – Juventude Anticapitalista – UESPI – Campus Clóvis Moura .

16h – Palestra: A igualdade dos desigualmente divididos: uma análise semântica dos votos que reconheceram as uniões homoafetivas como instituto jurídico – Joana D’arc Rodrigues da Costa (doutoranda em Estudos Linguísticos – UFMG)

18h – Tela sociológica – Mostra “O amor de iguais” – Filme: Contracorrente

18h – Oficina: O ser além da genitália – Facilitadoras: Coletivo Batuque Feminista – Praça de Filosofia – UFPI.

17 de setembro

9h – Debate: Amor e sexo fazem parte do show da terceira idade  – Debate com professores do PTIA (Programa da Terceira Idade em Ação da UFPI).

15h – Oficina: Sexualidade e Saúde – Facilitadoras: Profª MsC. Maria da Consolação Pitanga (UNINOVAFAPI) – Penitenciária Feminina de Teresina

7ª SEMANA UNIVERSITÁRIA DO AMOR DE IGUAIS – AUDITÓRIO NOÉ MENDES – CCHL/UFPI

 

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração