Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Oeiras participaram, entre os dias 5 e 6 de maio, do Encontro Regional Nordeste – Edição Piauí, realizado no Centro de Convenções de Teresina. O evento reuniu gestores e técnicos para discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A programação teve como foco principal a transição dos antigos programas sociais para o novo modelo de Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio. A proposta, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), busca transformar as visitas domiciliares em um serviço permanente dentro da estrutura do SUAS, garantindo maior continuidade no acompanhamento de gestantes e crianças de até 6 anos.
Durante o encontro, representantes de diferentes estados trocaram experiências sobre gestão nos territórios e estratégias para aprimorar o atendimento oferecido às famílias atendidas pelos serviços socioassistenciais.
A secretária municipal de Assistência Social de Oeiras, Juciara Teixeira, destacou que a participação da equipe no evento reforça o compromisso do município em acompanhar as novas diretrizes nacionais.
Segundo ela, a atualização técnica permite alinhar o trabalho desenvolvido em Oeiras às propostas do Governo Federal, além de fortalecer a continuidade das ações voltadas às famílias atendidas pela rede de assistência social.
O encontro contou ainda com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
Recentemente, Oeiras também recebeu kits lúdicos destinados à implantação de salas especiais nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O investimento amplia a estrutura voltada ao acolhimento e desenvolvimento de crianças acompanhadas pelos serviços sociais do município.















