Pular para o conteúdo

Seminário discutirá mudanças no Ensino Médio‏

Ensino médio à distância, redução de conteúdos, ensino modulado, alternância entre blocos de ciências exatas e ciências humanas por semestre são algumas das propostas a serem discutidas durante o Seminário Estadual de Reformulação do Ensino Médio, durante o qual será elaborado um documento para a Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições para a reformulação do Ensino Médio, da Câmara Federal, que está incentivando discussões como essas em todo o país.

seminario

O evento será realizado em Teresina, na próxima segunda-feira, dia 10 de junho, a partir das 9 horas, no Auditório da Maestrina Clóris de Oliveira, do IFPI, sob a coordenação do deputado federal Jesus Rodrigues, membro titular da Comissão Especial. O parlamentar defende que é preciso delinear um novo ensino médio.

 

A opinião é compartilhada pela presidente do Conselho Estadual de Educação, professora Eliana Sampaio. “Não estamos vendo um acréscimo no ensino médio. Não estamos atendendo aos que saem do ensino fundamental. Isso precisa ser analisado. O que está acontecendo? Não está havendo atrativo? É a forma que está sendo trabalhado? É o tipo de currículo? É a maneira assoberbada de conteúdo com carga horária alta?”, questiona a educadora e painelista do evento.

 

O ex-secretário estadual de Educação do Piauí, professor Antônio José Medeiros, falará sobre os instrumentos de avaliação do ensino médio utilizados pelo MEC/INEP e a realidade do ensino médio no Brasil. “A experiência da avaliação externa tem ajudado muito a manter um clima de esforço para melhorar o desempenho dos alunos e a grande vantagem é que é nacional, a mesma em todas as escolas. Isso ajuda a criar um padrão mínimo de qualidade”, explica.

 

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí, professor Dalton Leal, foi convidado a abordar a infraestrutura, passando dos espaços de aprendizagem diversificados (laboratórios, quadras desportivas, bibliotecas etc.) aos recursos materiais disponibilizados. “A ideia é apresentar as dificuldades e colher sugestões sobre as mudanças necessárias para chegar ao modelo ideal”, ressalta Dalton.

 

“O objetivo principal desse trabalho é chegar a uma conclusão sobre que tipo de formação deve ser dada aos estudantes do ensino médio. Estamos em uma nova fase, da internet, da difusão da informação. Precisamos repensar as formas de ensinar e, principalmente, o que ensinar”, afirma o deputado Jesus Rodrigues.

 

O Seminário será aberto ao público em geral, reunindo professores, estudantes, gestores e interessados no assunto. A programação se estenderá durante todo o dia, com a realização de painéis, além da apresentação de propostas das escolas e de trabalhos científicos.

 

Foram convidados para o debate, autoridades do Conselho Estadual de Educação; Comissão Estadual de Educação; Comissão de Educação da Câmara Municipal; Universidades Federal e Estadual do Piauí; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Secretaria Estadual de Educação; Secretarias Municipais de Educação do Piauí; Secretaria da Juventude de Teresina; Sindicato dos Estabelecimentos de Particulares de Ensino do Piauí – SINEPI; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí; Sindicato dos Professores da Rede Particular de Teresina; União dos Dirigentes Municipais de Educação Seccional Piauí; assim como entidades estudantis, como a União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a União Municipal dos Estudantes Secundaristas.

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 10/06/2013 – (SEGUNDA-FEIRA)

LOCAL: Auditório da Maestrina Clóris de Oliveira – IFPI

 

09h – Abertura Oficial do Evento

Painel 1 – Deputado Federal Jesus Rodrigues

 

09h30 – Painel 2 – Formação inicial e continuada de professores para o ensino médio

• Currículo mínimo para a formação dos professores do ensino médio

• Recrutamento (processo seletivo)

• Carreira

Painelista: Sec. Estadual de Educação, Átila Lira (a confirmar)

 

10h – Painel 3 – Currículo

• As novas diretrizes curriculares e as atuais necessidades do ensino médio

• Excesso de conteúdos

• Currículo único e currículo mínimo

• Articulação entre os diferentes componentes curriculares (disciplinas) e os diferentes conteúdos

• Adoção da divisão por semestres no ensino médio, com alternância entre blocos de ciências exatas e ciências humanas.

Painelista: Gerente de Ensino Médio da SEDUC, Profª Marcoele Moura

 

10h30 – Painel 4 –  Formação de gestores

• Do ponto de vista pedagógico

• Do ponto de vista administrativo

Painelista: Pres. da UNDIME, Profª Cleidimar Tavares (a confirmar)

 

11h – Painel 5 – Escola e comunidade

• Diversidade

• Violência na escola

• Segurança

• Envolvimento da família e da comunidade

Painelista: Vice-Presidente Regional da UNE, Cássio Borges

11h30 – Apresentação de proposições das escolas e artigos

 

12h – Encerramento manhã

 

INTERVALO

 

14h – Painel 6 – Avaliações: Os instrumentos de avaliação do ensino médio utilizados pelo MEC/INEP (IDEB, SAEB, ENEM) e a realidade do ensino médio no Brasil

Painelista: Ex-Secretário Estadual de Educação, Prof. Antônio José Medeiros

 

14h30 – Painel 7 – Condições de oferta do ensino médio

• Ensino médio noturno

• Abandono e reprovação, especialmente na 1ª série do ensino médio

Painelista: Pres. do Conselho Estadual de Educação, Profª Eliana Sampaio

 

15h – Painel 8 –  Integração do ensino médio com a educação profissional técnica de nível médio

• Condições de oferta

• Participação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica/Institutos Federais

• Participação do Sistema S na oferta de cursos

• Pronatec – execução e resultados do Programa nos Estados

Painelista: Coord. do EaD do IFPI, Prof. Márcio Aurélio de Morais

 

15h30 – Painel 9 – Infraestrutura

• Espaços de aprendizagem diversificados (laboratórios, quadras desportivas, bibliotecas etc.)

• Recursos materiais

Painelista: Pres. do SINEPE/PI, Dalton Leal

 

16h – Apresentação de proposições das escolas e artigos

 

16h30 – Encerramento.

 

 

 

 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração