Publicidades
Geral

SESAPI confirma 5 novos casos suspeitos de coronavírus


A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou através de nota na tarde desta quinta-feira, 05,que está investigando cinco casos suspeitos de coranavírus no Piauí, sendo que quatro são em Teresina e um no município de São Miguel do Tapuio.

O caso registrado no interior do Piauí, é de uma jovem que está no sétimo mês de gestação e que mora em Milão na Itália e está na cidade de São Miguel do Tapuio visitando familiares.

O total de casos suspeitos eram sete, mas dois já foram descartados. Os casos confirmados como suspeitos são os seguintes:

1 – Jovem, de 25 anos, do sexo feminino, com histórico de viagem para Paris e Roma. Fez coleta de amostra que foi encaminhada para o Instituto Adolfo Luiz e aguarda resultado.

2 – Criança, de 8 anos, do sexo masculino, com histórico de viagem para Madri e Portugal. Retornou ao Brasil com escala em Fortaleza e depois chegando em Teresina. Iniciou os sintomas apresentando febre de 39,5º, congestão nasal, mialgia. Compareceu ao serviço de saúde onde fez coleta de nasofaringe e teve orientação para isolamento domiciliar.

3 – Mulher, de 58 anos, residente em Teresina, com contato domiciliar (mãe), apresentou: tosse e dor de garganta. Foi feito coleta de amostra de secreção nasofaringe que foi encaminhada para o Instituto Adolfo Lutz e aguarda resultado.

4 – Homem, de 32 anos, residente em Teresina, com contato domiciliar (namorado), apresentou: tosse, dor de garganta, coriza e leve cansaço. Foi feito coleta de secreção nasofaringe e aguarda resultado de pesquisa de painel viral pelo LACEN.

5 – Jovem, de 25 anos, sexo feminino, que reside em Milão e está com sete meses de gestação. Visita familiares em São Miguel do Tapuio. No histórico de viagem, realizou conexão na Ilha do Sal na costa da África e desembarcou em Salvador, seguindo em seguida para o Piauí. Apresentou: febre, dificuldade para respirar, cefaleia, coriza e mialgia. Foi feito coleta de secreções nasofaringe e é aguardado o resultado pelo painel para pesquisa de vírus pelo LACEN.

CASOS NO BRASIL

Subiu para oito o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil. As informações são de plataforma do Ministério da Saúde criada para monitorar dados sobre a doença.

Entre os casos, seis ocorreram em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Esse último se refere a uma mulher de 37 anos que viajou para a Itália.

Também subiu para 636 o número de possíveis casos ainda em investigação. Outros 378 já foram descartados após exames.

Fonte: 180 graus com informações da Ascom
Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar