WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas. Fale conosco!
Olá! Como podemos ajudar?
Publicidades
Destaque

Sessão solene homenageia Piauí na Câmara dos Deputados em Brasília

O Dia do Piauí foi comemorado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira, 16. A cerimônia, de iniciativa do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) contou com a presença de deputados e senadores do Piauí e de outros estados, o governador Wellington Dias, o prefeito de Teresina Firmino Filho, artistas, piauienses radicados em Brasília.

O aniversário de 197 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil – comemorada no dia 19 de outubro – foi o destaque da sessão especial. O deputado Assis Carvalho falou sobre quatro episódios que foram importantes para a construção da independência do Brasil: o Levante da Parnaíba, em 19 de outubro de 1822; a declaração da emancipação brasileira, em 22 de janeiro de 1823, em Piracuruca; a Declaração de Independência de Oeiras, em 24 de janeiro de 1823; e a Batalha do Jenipapo, ocorrida em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823 – episódios que ficaram de fora dos livros de História.

“O protagonismo na luta pela soberania nacional – a participação efetiva em uma etapa importante do processo de emancipação da Colônia brasileira – é um orgulho para todos nós, piauienses. E, nestes tempos de soberania ameaçada, se faz mais necessário contar essa luta histórica, que é parte da resistência nacional contra a opressão e pela liberdade”, disse Assis Carvalho.

O evento foi encerrado com apresentação dos artistas João Claudio Moreno, Soraia Castelo Branco e Flávio Moura, com as músicas Cajuína e Ave Maria Sertaneja. Os cantores também se apresentaram ontem (15), na Mostra Cultural e Gastronômica, realizada pela ACAMPI (Associação Cultural dos Amigos do Piauí), em parceria com o deputado Assis e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí. O evento teve, ainda, participação dos artistas piauienses Tom Vital, Makeh, Glauco Luz, Myrian Eduardo e Josué Costa.

Foto/Reprodução: Ascom
Foto/Reprodução: Ascom
Foto/Reprodução: Ascom
Foto/Reprodução: Ascom

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Comentários

Artigos relacionados

Fechar