Publicidades
Destaque

Sessão solene vai homenagear Assis Carvalho nesta terça na Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí – Alepi, vai realizar nesta terça-feira, 14, uma sessão solene em homenagem ao deputado federal Assis Carvalho (PT).

O presidente Themístocles Filho (MDB) e a deputada estadual Flora Izabel (PT), confirmaram a informação. “Nos reunimos com os deputados e ficou decidido que amanhã 14, será realizada uma sessão em homenagem ao ex-deputado estadual e federal. E, claro, quem vai encabeçar essa homenagem é o Partido dos Trabalhadores, do qual ele fazia parte, e deverá ser acompanhado pelos demais parlamentares”, explicou o presidente da Assembleia.

“Faremos uma sessão solene em homenagem ao deputado Assis Carvalho como uma forma de homenagear o entusiasta do Piauí que ele sempre foi. O deputado, o pai, o amigo. Convidaremos entidades e ainda será exibido um vídeo sobre a sua história”, adiantou a deputada Flora Izabel.

Trajetória

Nascido no povoado Santo Antônio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha 10 anos de idade.

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para a Caixa Econômica Federal em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, ao lado de outros sindicalistas que hoje também são destaques na política como Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves e Regina Sousa.

Presidiu a Associação do Pessoal da Caixa (APCEF) e foi duas vezes dirigente do Sindicato dos Bancários. Foi ainda membro da diretoria da Confederação Nacional dos Bancários e socio-fundador da Cooperativa de Crédito dos Bancários de Teresina.

Exerceu o mandado de deputado estadual, secretário de Estado da Saúde, diretor-geral do Detran-PI e presidente da Agespisa (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí S/A).

Assis Carvalho foi o deputado estadual mais votado pelo PT em 2006, com quase 34 mil votos, sendo um parlamentar influente na Assembleia Legislativa do Piauí.

 

 

 

 

 

 

 

 

As informações são do Viagora

 

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar