Há pouco mais de duas semanas, o propulsor Super Heavy da SpaceX realizou o primeiro pouso de captura em torre da história, após o quinto voo de teste do veículo. No entanto, uma conversa gravada durante um jogo online com Elon Musk revelou que o evento quase terminou em desastre. Faltou apenas um segundo para que o sistema de abortamento automático fosse acionado, o que derrubaria o foguete no chão.
Na sexta-feira (25), Elon Musk publicou um vídeo no X, no qual estava jogando online enquanto conversava com membros da equipe. Durante o bate-papo, foi explicado que um erro na configuração do gás giratório quase causou um abortamento de pouso.
O protocolo de segurança previa que o Super Heavy deveria desviar para uma área segura em caso de falha. Contudo, naquela situação, o foguete poderia ter caído no próprio espaçoporto da SpaceX, em Boca Chica, Texas.
O próximo lançamento do Starship deverá equilibrar a redução de riscos e velocidade, conforme os membros da equipe estão priorizando um equilíbrio entre agilidade e mitigação de riscos no booster.
Informações Olhar Digital