Publicidades
Tecnologia

SpaceX lança astronautas ao espaço nesta semana; saiba como assistir

Evento será transmitido ao vivo, via internet, tanto pela NasaTV quanto pela SpaceX. Transmissões começam quatro horas antes do lançamento

Está chegando a hora: nesta quarta-feira (27) a SpaceX e a Nasa lançarão a Demo-2, primeira missão tripulada desenvolvida por uma empresa privada, com os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley a bordo da cápsula Crew Dragon, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

Será a primeira vez que os EUA lançam astronautas em uma espaçonave norte-americana, em um foguete norte-americano (um Falcon 9) e a partir de solo norte-americano desde 2011, quando o ônibus espacial Atlantis foi aposentado. Desde então, todas as viagens de astronautas à ISS, não importa a nacionalidade, foram feitas usando foguetes e cápsulas russas, a um custo elevado. Ou seja, além de histórica, a missão tem um fator de orgulho nacional para os EUA.

Reprodução

O Falcon 9 que será usado na Demo-2 recebeu pintura especial com o icônico logo usado pela Nasa entre 1975 e 1992, favorito dos fãs até hoje.

 

Como assistir ao lançamento da SpaceX

O lançamento acontecerá às 17h33 (horário de Brasília), mas a transmissão do evento começará muito antes: a Nasa TV fará uma transmissão ao vivo via YouTube a partir das 13h15 (horário de Brasília), cobrindo todos os preparativos antes do lançamento em si. Você poderá assistir na janela abaixo:

A SpaceX também fará uma transmissão ao vivo em seu site, que vai começar “4 horas antes do lançamento”, ou seja, por volta das 13:30. Na página da empresa também há mais informações sobre a missão, incluindo uma lista de todas as etapas antes do lançamento, durante a ascensão do foguete e até o acoplamento da cápsula à Estação Espacial Internacional.

Reprodução

Hurley e Behnken sabem quando irão decolar, mas não sabem quando retornarão para casa. A duração da Demo-2, originalmente prevista para uma ou duas semanas, está em aberto e será decidida pela Nasa quando os astronautas estiverem a bordo da ISS. Entre as possibilidades estão uma missão de 30 a até 120 dias.

Fonte: CNet

Comentários

Artigos relacionados

Fechar
Fechar