Pular para o conteúdo

Super Heróis: crianças que tem como maior presente a vida

joao

12 de Outubro – a data escolhida para homenagear as crianças. Elas correm, pulam e ganham presentes, além de receberem o carinho de toda a família. Alguns pequenos curtem o dia, mas precisam de cuidados para que a diversão seja garantida, como é o caso do pequeno João Pedro, de quatro anos. Ele foi diagnosticado com câncer quando tinha apenas dois anos.

João Pedro Sousa Silva foi diagnosticado com câncer nas células germinativas. Ele é atendido pelo Lar de Maria, que funciona sob a responsabilidade da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí, e que acolhe e presta atendimento às crianças diagnosticadas com a doença, além disso, prestam apoio às famílias dos pacientes. Com capacidade para 48 crianças, atualmente a Casa atende 17, vindas de todo o Estado.

João Pedro, 4 anos
João Pedro, 4 anos

Na casa, as crianças brincam e estudam paralelo ao tratamento de suas doenças. No dia 12 de outubro, em especial, juntamente com as crianças internadas no Hospital São Marcos, especializado em tratamento de câncer, elas participam do Magic Day, organizado pela Rede, onde ficam no Camarote Mágico, um espaço decorado, climatizado, com lanches e uma equipe multidisciplinar para cuidar delas.

Criança de sorriso fácil e muito comunicativa, João Pedro reside no povoado Barro do Longá, nas proximidades do município de Buriti dos Lopes juntamente com a sua mãe dona Clemilda da Silva Sousa, que é lavradora, o pai e a irmã de quase dois anos. A mãe do garoto explicou que a descoberta da doença foi muito difícil para a família e mudou toda a rotina das pessoas do convívio de João de Pedro.

“Foi descoberta quando ele tinha dois anos de idade, surgiu um caroçinho no testículo dele, e que começou a evoluir. Foi feita uma cirurgia de forma inadequada, e a doença se alastrou. Ele ficou bem durante um mês, mas depois começou a sentir dores, quando a gente procurou atendimento médico e ele foi diagnosticado com câncer. O meu mundo caiu, só pensava que não conseguiríamos lidar com tudo isso, que ele não iria sobreviver”, contou a mãe de João de Pedro.

João Pedro e sua mãe, Clemilda Sousa
João Pedro e sua mãe, Clemilda Sousa

Com uma alimentação especial, cuidados com a medicação, e visitas freqüentes aos  médicos que acompanham o tratamento de João Pedro, dona Clemilda, diz que o filho, apesar da doença, continua sendo uma criança muito alegre e que tem servido de exemplos para todos ao seu redor. “Esse menino é um guerreiro, gosta de correr, de brincar como qualquer outra criança, mas é teimosinho às vezes”, disse sorrindo.

João pedro no Lar de Maria
João pedro no Lar de Maria

João Pedro, no início do tratamento, apresentou reações à quimioterapia, mas atualmente encontra-se bem e progredindo em seu estado de saúde. Ele próprio afirmou “sou um homem muito corajoso” e completou “vou ser um doutor para cuidar das crianças”, enquanto brincava.

2016%2F10%2F11%2F287fcf2d 0706 46c2 bab4 8b28c347dc0f%2Ffile

Câncer Infantil
Os cânceres infantis ocorrem por diversas vezes devido à alterações no DNA das células, fato esse que pode acontecer até mesmo antes do nascimento. As crianças diagnosticadas com a patologia tendem a reagir melhor à quimioterapia e aos demais tratamentos do que os adultos. O tratamento pode causar efeitos colaterais, portanto as crianças precisam de um cuidado especial por toda a vida.

Fonte: Portal Az 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração