Pular para o conteúdo

Tanque do Piauí é destaque nacional pela produção da Fava

O município de Tanque do Piauí foi destaque nacional neste domingo, 07, no programa Globo Rural com reportagem sobre a produção da Fava cultivada no município pela agricultura familiar.

Maior produtor de fava, o município de Tanque do Piauí deve colher uma média de 120 toneladas do grão esse ano segundo os produtores rurais. O cultivo deste grão é a principal fonte de renda para cerca de 500 famílias desta região.

Fava 01

Agricultor – Martins Vieira (Imagem reprodução)

O agricultor, Martins Vieira, explica o processo de separação do grão das vagens para fazer a comercialização. “Ao chegar da roça eu a coloco sol, depois pisamos nela para separar e assim concluímos o processo de embalar e despachar adiante”, conclui o agricultor.

De cordo com os produtores este ano a colheita vai ser farta, a fava tem um grão bem maior que o feijão e bem comum, está presente na mesa do povo sertanejo. Este ano a Produção no Estado do Piauí chegará em média 903 toneladas este ano. De acordo com dados do repórter, Antonio Rocha da TV Clube Piauí.

Uma das estratégias utilizadas pelos produtores é o plantio da fava junto ao milho além de facilitar o manejo também aumenta produtividade da área na produção de grãos. A fava utiliza o pé de milho como suporte para crescer e produz, mas vagens consequentemente gera mais grãos.

A produção da agricultura familiar da fava além da produção de grãos gera fonte de renda na mão de obras na colheita das produções, movimentando a economia local.

Por Rogério Silva
Com informações, Globo Rural 

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração