Pular para o conteúdo

Teresina tem a pior coleta de lixo do Brasil, aponta Abes

Com um contrato no valor de R$ 46.104.217,14 milhões, firmado entre a Prefeitura de Teresina e a Litucera Limpeza e Engenharia LTDA, empresa contratada em 2016 para realizar o serviço de coleta de resíduos sólidos, a capital piauiense é a última colocada no ranking de coleta de lixo divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), nessa quarta-feira (13), tendo o pior índice entre as capitais brasileiras.

O levantamento reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades e chama a atenção para falta de destinação adequada dos resíduos sólidos na maioria dos municípios brasileiros, entre eles, Teresina que teve um percentual de cobertura de 90,18% na coleta e 0,00% na destinação adequada dos resíduos sólidos.

 (Crédito: Afonso Leite)
(Crédito: Afonso Leite)

Segundo a ABES, a análise dos dados de saneamento e de saúde mostram ainda que quanto maior o acesso aos serviços de água e esgoto, menor a incidência de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. A Litucera foi contratada para realização dos serviços de limpeza urbana pública do município de Teresina, compreendendo o sistema de coleta de resíduos sólidos urbanos, o sistema complementar de limpeza urbana e o sistema de disposição final dos resíduos sólidos.

O motorista de ônibus escolar Adriel Nupomucuno, presencia diariamente o drama de centenas de famílias que sofrem com os problemas acarretados pela falta de coleta de resíduos sólidos e o acúmulo de lixo, principalmente na zona rural de Teresina.

“No povoado Soim, é para caminhão passar toda quarta-feira, então a população coloca o lixo acumulado da semana no dia certo, mas a coleta não é feita e o lixo fica amontoado na rua. Eles passam só uma vez no mês e ainda não levam tudo e as ruas ficam sujas, com mau cheiro e causando doenças. A empresa de coleta na zona rural não é a mesma que atua na zona urbana, mas também é da competência da prefeitura”, disse.

 (Crédito: Afonso Leite)
(Crédito: Afonso Leite)

Semduh afirma que coleta atende 95,47% do município

Em resposta ao levantamento divulgado, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), informa através de nota enviada para a reportagem do Jornal Meio Norte, que irá avaliar os dados divulgados e verificar quais parâmetros foram levados em consideração para o ranking.

“A Semduh ainda garante que a limpeza da cidade e o serviço de resíduos sólidos não podem ser avaliados apenas pelo Ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. A secretaria ainda reforça que, atualmente, a coleta domiciliar atende a 95,47% do município”, finaliza. (W.B.)

Fonte: Meio norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração