A celebração da Semana Santa em Oeiras retornou presencialmente neste ano, após dois anos da pandemia provocada pela Covid-19. Acontecerá nesta quinta-feira, 14 de abril, a Procissão do Fogaréu.
A procissão do Fogaréu é uma das maiores manifestações religiosas, popular da Igreja Católica. A manifestação religiosa representa os últimos dias da vida de Jesus, sendo perseguidos pelos solados Romanos, antes da crucificação.
Os homens saem na noite da quinta-feira (14), da Igreja Matriz nossa senhora da Vitória em cortejo iluminado pela luz de velas. Durante trajeto os fiéis entoam hinos e louvor ao som da matraca percorrendo o centro histórico de Oeiras.
A procissão é tradição, tem mais de 200 anos e faz parte do projeto da programação da Semana Santa da cidade conhecida como a capital religiosa. O movimento religioso entrelaça a fé, cultura e a história, especialmente quando os pais trazem os filhos para manter a tradição.
A procissão possui duas fundamentações: Jesus chama os seus para a vigília no Monte das Oliveiras e o outro sentido é que Judas leva os soldados romanos para prender Jesus. Hoje isso significa nós, a sociedade, diante do mundo das trevas queremos ser presença de luz.
Além da Procissão do Fogaréu, a programação da Semana Santa segue com as procissões do Senhor Morto, na Sexta-Feira da Paixão, e a do Senhor Ressuscitado, no domingo da Ressurreição.
Por: Romário Britto e Rogério Silva