Pular para o conteúdo

Três exercícios para ajudar a controlar o colesterol

Todos nós sabemos que a prática regular de atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde e ajudar a controlar o colesterol é um deles. De acordo com a revista Men’s Health, é recomendado pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por pelo menos cinco dias na semana. Alguns exercícios aeróbicos são os mais indicados.

Além de proteger o coração e melhorar o condicionamento físico, os exercícios físicos contribuem para diminuir os níveis de LDL – o colesterol ruim – e ajudam a elevar o HDL – o colesterol bom. Além disso, o que costuma se observar entre pessoas que passam a se exercitar com frequência é a melhora da alimentação e isso também contribui para o controle do colesterol.

Existe uma infinidade de modalidades que podem ser praticadas, mas têm três que são bastante adequadas para este caso de controle do colesterol. A publicação da  Men’s Health revela que caminhas em um bom ritmo, fazer natação ou andar de bicicleta ajuda a prevenir vários problemas que podem ser causados pelo colesterol alto.

Sinais de colesterol elevado

Quando o colesterol está elevado, o sangue passa a ter mais dificuldade para transportar o oxigênio pelo corpo. Isso acontece devido ao fato de haver uma tendência de entupimento de algumas veias e artérias, tornando mais difícil a passagem do sangue. Se você tem a sensação de fadiga com frequência, mesmo sem fazer muito esforço, é bom ficar atento.

Outro sinal são as palpitações. Elas acontecem porque quando o colesterol está alto, para que o coração consiga bombear o sangue de forma adequada para o corpo, é necessário que ele faça mais esforço, fazendo com que aconteçam as palpitações. A hipertensão, complicação derivada do colesterol alto, também pode causar esse sintoma.

Como o colesterol alto causa dificuldade no transporte do sangue pelo corpo, as extremidades, incluindo a cabeça, podem ficar mais prejudicadas. Com o sangue chegando de forma inadequada na região, pode provocar dores de cabeça. Outro problema que também causa esse tipo de dor é a a hipertensão. É preciso estar atento a esses dois problemas.

 

 

Fonte: Meio Norte

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração