O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou aliados da Otan de “covardes” na sexta-feira, 20 de março, ao criticar a falta de apoio à guerra travada por EUA e Israel contra o Irã. A declaração foi feita em meio à pressão do governo americano para que outros países ajudem a garantir a segurança da navegação no Estreito de Ormuz.
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que, sem os Estados Unidos, a Otan seria “um tigre de papel”. A fala foi direcionada aos países da aliança que, segundo ele, não quiseram se juntar à ofensiva contra o Irã.
O presidente americano também reclamou das queixas sobre a alta do petróleo. Segundo Trump, os aliados criticam os preços elevados, mas não querem ajudar a reabrir o Estreito de Ormuz, rota estratégica para o transporte global de energia.
O que se sabe até agora
Trump tem pedido apoio de aliados importantes dos EUA e de outros países para reforçar a segurança marítima na região. De acordo com o relato publicado nesta sexta-feira, esses países não foram consultados nem assessorados previamente sobre a guerra.
O conflito, iniciado em 28 de fevereiro com ataques entre EUA e Israel, abalou mercados globais, provocou mortes e deslocou milhões de pessoas. A crise também ampliou a preocupação internacional com o abastecimento e com a estabilidade no Oriente Médio.
Ao justificar a cobrança, Trump disse que a abertura do Estreito de Ormuz seria uma manobra militar simples e com pouco risco para os aliados. A declaração reforça a pressão do governo americano sobre a Otan em um momento de forte tensão diplomática e militar.
A repercussão das falas de Trump ocorre enquanto o conflito segue afetando o mercado de energia e a navegação na região. O desdobramento da crise e a resposta dos países aliados devem continuar no centro da apuração internacional.




