Pular para o conteúdo

UESPI cria aplicativo de interação entre poder público e população

 

98f22992ec1eb1b0fecd2a3c92fd5c34982fed53Um grupo formado por professores e estudantes de Teresina criou um aplicativo para celular que é um ótimo exemplo de conexão entre o mundo virtual e vida real. Através do aplicativo os usuários podem tirar fotos e mostrar o problema de sua rua, bairro ou comunidade. O intuito é criar uma ferramenta de interação entre a população e o poder público.

 

A novidade poderia ser mais uma forma de cobrança do servente de pedreiro Luís Basto, que há vários anos cobra da Prefeitura a urbanização da rua em que mora. “Há cinco anos estou morando nesta Rua Justino Veras Cavalcante, na Vila Tiradentes, e o calçamento nunca chegou. Aqui não entra ambulância ou mesmo viatura da polícia e a insegurança domina o local”, reclamou Luís.

 

O professor de computação José Bringel, idealizador do aplicativo, explica que o usuário membro da comunidade pode mostrar através de fotos, problemas de iluminação, buracos na rua, falta de saneamento, dentre outro problemas.

 

Lançado em Dezembro de 2013, o sistema foi desenvolvido por alunos do curso de Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), juntamente com seus professores. “Os custos proporcionais do aplicativo são pequenos. Em menos de dois dias passamos de 200 para 300 usuários”, informou o professor de computação Anchieta Araújo.

 

Ainda de acordo com o professor José Bringel o aplicativo pode ser usado em qualquer aparelho de celular, desde que haja compatibilidade com o sistema operacional.

 

A professora Lília Simão ficou curiosa com o aplicativo e já o utilizou para denunciar um buraco em sua rua. “Este é um bom suporte para fazer os alunos pensarem e assim criarem causas com responsabilidade”, ressaltou.

G1 Piauí

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração