Pular para o conteúdo

Uespi e Avant Garde poderão lançar livro sobre identidades e diversidade cultural em Oeiras

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Avant Garde Edições e Produções fazem o lançamento do livro Identidades e diversidade cultural – etnia e gênero, nesta quinta-feira (16), às 19 horas, na Galeria do Theatro 4 de Setembro. A obra, de caráter investigativo, cultural e científico, contempla pesquisas que propiciam a troca de experiências entre estudiosos do Brasil, Portugal e países da África (Namíbia, Mali, Guiné Bissau e Angola). Haverá ainda uma exposição fotográfica.

A obra é dividida em duas faces; na primeira, denominada Artigos, há textos que enfocam, por exemplo, variações linguísticas de gênero e as mulheres na História e na Literatura em termos de Brasil; processos de construção da identidade em contexto arqueológico da arte rupestre no Vale do Tejo/Portugal e a análise da participação das mulheres no movimento de libertação nacional (Guiné Bissau).

A segunda face denomina-se Narrativas Imagéticas, onde há narrativas de histórias cotidianas que caracterizam a diversidade do homem em movimento com a vida.

Identidades e diversidade cultural – etnia e gênero é o terceiro da série Identidades e diversidade cultural. O mais novo projeto editorial foi lançado em outubro e novembro de 2014, em Portugal (Abrantes, Mação e Tomar) e em Ravello, na Itália; tendo sido exposta também na Feira do Livro na Via, em Firenze – Itália. Depois da temporada de lançamentos na Europa os organizadores da obra, juntamente com representantes da Avant Garde e Uespi, dão início, em Teresina, a agenda de divulgação do livro no Brasil.

Hoje, a produção já é referência bibliográfica no Brasil e fora do país e, devido sua relevância investigativa, cultural e científica, recebeu o Selo de Cultura da União Europeia pelo Projeto GestART (Projeto Europeu de Cultura e Gestos Humanos). Assinam a organização da nova publicação a escritora e editora Marleide Lins (Avant Garde Edições e Produções); Síria Borges e Luiz Oosterbeek (Instituto Terra e Memória de Portugal); Algemira Macedo (Universidade Estadual do Piauí – Uespi); Domingos Leite (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Aldenires Sousa Lima (Avant Garde).

Mesa – A programação de lançamento do livro, em Teresina, inclui a realização da mesa-redonda Religiões de Matrizes Africanas. A discussão do tema ocorrerá no Auditório Pirajá, Uespi/Torquato Neto, dia 17, 18h, e contará com a presença da professora mestra da Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR), estudiosa da cultura afrodescendente, Dalzira Maria Aparecida Laguña.

Há previsão de lançamentos, posteriormente, em Brasília/DF, São Luis/MA, Rio de Janeiro/RJ, Oeiras/PI, Valença do Piauí/PI, Parnaíba/PI e em países da África.

Assessoria

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração