Pular para o conteúdo

UFPI cria novos cursos de mestrado e doutorado na área de Saúde; novas vagas abertas

UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está com inscrições abertas para quatro Programas de Pós-Graduação nas áreas de Saúde da Família, Ciências Fisiológicas e Odontologia. Destaca-se a aprovação e seleção das primeiras turmas do Doutorado em Odontologia, Saúde da Família e o novo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Prevê-se que a seleção e início do doutorado e mestrado em Saúde da Família ocorram ainda em 2023. Já os doutorados em Odontologia e Ciências Fisiológicas estão programados para terem seus processos de seleção em 2023, com início em 2024.

O Doutorado em Saúde da Família será uma continuidade das três turmas já realizadas do mestrado profissional, oferecendo um total de dez vagas. Esse será o primeiro doutorado profissional na área de saúde coletiva a ser realizado em rede no Brasil. O programa envolve onze instituições do Nordeste brasileiro e tem como objetivo capacitar profissionais que atuam na estratégia de saúde da família. A pós-graduação busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com a comunidade.

Por sua vez, o Doutorado em Odontologia será o primeiro do estado do Piauí nessa área. A aprovação do programa ocorreu após o PPG (Programa de Pós-Graduação) alcançar a nota 4 na última avaliação quadrienal (2017-2020) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A incorporação do Doutorado representa um importante avanço para a UFPI e, sobretudo, para o estado e a região Nordeste, contribuindo para a análise e melhoria das condições de saúde da população em nível local e regional, por meio da formação de profissionais qualificados para atuarem no ensino, pesquisa e extensão.

Em relação ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, ele estabelece uma parceria com a Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e terá níveis de mestrado e doutorado acadêmicos. Seu objetivo é formar professores e pesquisadores na área de Ciências Fisiológicas. O programa conta com linhas de pesquisa em Fisiologia do Exercício Físico, Fisiologia do Sistema Cardiovascular e Controle do Metabolismo Energético e Ingestão Alimentar.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, ressaltou a importância desses novos programas para a formação de profissionais. Ela destacou a alta demanda de profissionais que desejam se qualificar nessas áreas, principalmente na Odontologia, que ainda não possui nenhum doutorado no estado do Piauí. A abertura desses programas contribuirá para uma melhor formação desses profissionais.

Marcoeli Moura, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, explicou que a proposta do doutorado surgiu da presença de um corpo docente com produção reconhecida e consolidada. O objetivo é oferecer à comunidade, especialmente aos mestres do Piauí e regiões vizinhas, a oportunidade de continuar sua qualificação profissional.

Fernando Guedes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da RENASF, destacou que o programa busca fortalecer o trabalho desses profissionais na saúde coletiva, integrando o serviço à comunidade como forma de repensar as práticas de atendimento. Ele também enfatizou o objetivo de estimular a produção técnica e na área da saúde, considerando que o programa é de pós-graduação profissional e não acadêmica.

Acácio Salvador, coordenador do curso de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, salientou que as instituições nucleadoras oferecem infraestrutura acadêmica e administrativa para desenvolver as atividades do programa, proporcionando conhecimentos sobre os fenômenos fisiológicos e preparando os estudantes para atuarem em pesquisa e ensino superior na área. Ele acrescentou que o objetivo é incentivar a pesquisa, a produção científica e a inovação em Ciências Fisiológicas, ampliando o número de mestres e doutores com qualificação moderna, diferenciada e de excelência, capazes de competir nos melhores centros nacionais e internacionais.

Fonte: UFPI

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração