Pular para o conteúdo

UPA de Oeiras completa três anos de funcionamento

UPA de Oeiras - Foto: Welliton Mariano

upaoeiras1

Uma conquista da comunidade Oeirense, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Centro de Oeiras, completou três anos nesta quarta-feira,17. Mais de 120 mil atendimentos já foram realizados desde a inauguração.  Destinada para os atendimentos de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA a instituição é composta por equipes de profissionais capacitados para atender 24 h.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atende todo o território Vale do Canindé, composto por 17 municípios totalizando mais 100 mil habitantes dentro desse território que compõe uma macrorregião do semiárido piauiense.  A UPA atende todas as demandas de Urgências e Emergências do território reduzindo a necessidade de transferência para Capital, Teresina, proporcionando maior comodidade para os usuários.

Para o diretor da UPA, Alípio Sady, o aniversário de três anos desta unidade é comemorado pelo avanço, evolução na saúde e na qualidade do atendimento para a população, que conta com trabalho de profissionais qualificados. Uma gestão voltada para disposição da população e oferecendo tecnologias modernas para facilitar o atendimento.

UPA

Quando deve se procurar a UPA?
Os casos de emergência, ou seja, pessoas que necessitam de atendimento imediato com risco de morte ou de sequelas. Como nos casos de acidentes, ferimentos por arma de fogo, queimaduras, dor no peito, falta de ar e pressão alta. A Unidade de Pronto Atendimento — UPA realiza atendimento imediato à paciente com quadro agudo, em casos cirúrgicos ou trauma, promovendo a estabilização do paciente e sua observação, por período de até 24 horas ou até que seja providenciada remoção para uma unidade de alta complexidade, caso seja necessária transferência.

Como funciona o fluxo de atendimento de uma pessoa que é atendida na UPA?

O funcionamento do fluxo de atendimento de um paciente ao chega à UPA pode ser resumido da seguinte forma:
1º: Ao chegar ele é acolhido por um profissional, local onde são registrados seus dados pessoais (data do nascimento, endereço, telefone, entre outros), por um auxiliar administrativo.

2º: Após o registro de seus dados pessoais ele é encaminhado para um profissional enfermeiro (a) que amplia a escuta de suas queixas. Esse profissional faz um exame simplificado, no qual é avaliada sua temperatura, valor da pressão, respiração, pulso. A partir  desse exame, o enfermeiro (a) classifica o grau de risco do paciente, ou seja, se ele deverá ser atendido imediatamente ou se poderá esperar pelo tempo necessário para esse atendimento, sem qualquer risco à sua integridade, priorizando-se sempre os casos mais graves. Desta forma, o atendimento é feito por gravidade, e não por ordem de chegada.

3º: Após a classificação do seu grau de risco, ele aguarda na sala de espera ser chamado pelo médico.

4º: No consultório do médico é dado prosseguimento ao atendimento inicial, e a partir dessa consulta, o paciente poderá fazer exames (de sangue, raios-X ou ECG), medicação (na sala de medicações); ser encaminhado para a sala de observação e ir para casa, dependendo de seu estado clínico ou necessidade de saúde.

Nos casos de pacientes mais graves, após sua estabilização são transferidos para unidades hospitalares que oferecem mais opções de serviço e equipamentos adequados à maior gravidade, como Centro Cirúrgico, internação e outras especialidades.

Protocolo de Manchester
Classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente, conforme a tabela abaixo:
Vermelho Emergência – Atendimento imediato – Tempo de espera 0 min
Laranja Muito Urgente – Atendimento em até 15 min, paciente com potencial risco de agravo

Amarelo Urgente – Necessitam atendimento rápido, mas podem aguardar- Tempo médio de espera até 30 min

Verde Pouco Urgente- Pode aguardar atendimento- Tempo médio de espera 120 min
Azul Não Urgente – Consultas de Baixa Complexidade – Tempo médio de espera  até 240 min.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
O sistema é Instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) sistema possibilita o armazenamento de histórico clínico, diagnósticos e tratamentos do paciente, independentemente da unidade de saúde em que foi atendido. Facilitando para o paciente em um atendimento futuro ao ser atendido novamente.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração