Publicidades
SaúdeMancheteOeiras

UPA realiza 3.784 atendimentos por mês na cidade de Oeiras

A UPA de Oeiras abrange o território Vale do Canindé que é composto por 17 munícipios

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Oeiras atende uma média mensal de 3.784 pessoas, entre Urgências e Emergências. São realizadas mensalmente cerca de 328 consultas ambulatoriais e 395 admissões de internações.

A UPA de Oeiras abrange o território Vale do Canindé que é composto por 17 munícipios, assim, recebe pacientes de Oeiras e de outras regiões. A UPA deve ser procurada em casos que precisam de atendimento imediato com risco de morte ou sequelas, como, acidentes, ferimentos, queimaduras, pressão alta.

A UPA funciona 24 horas e após o atendimento imediato o paciente é estabilizado e caso precise de algum procedimento mais complexo ele é transferido para outra unidade.

A unidade recebe inicialmente os pacientes recolhendo dados pessoais como: data do nascimento, endereço, telefone, entre outros. Após essa etapa acontece o encaminhamento para um profissional da enfermagem e são colocadas as queixas do paciente para definir um exame preliminar e simplificado. A sequência é a classificação do nível da situação do paciente, e aguardo para atendimento com um profissional médico.

No final a pessoa recebe atendimento médico e pode fazer exames como (de sangue, raios-X ou ECG), medicação (na sala de medicações); ser encaminhado para a sala de observação e ir para casa, dependendo de seu estado clínico ou necessidade de saúde.

O sistema administrativo conta com o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que armazena o histórico clínico dos pacientes e facilita futuros atendimentos com os dados já colhidos.

 

Por Rutty Muniz e Sheron Weide

Comentários
PUBLICIDADE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo