Pular para o conteúdo

Urnas de Picos receberam novos dados para o 2º turno

Todas estas urnas eletrônicas foram alimentadas nesta segunda-feira, dia 20, com os dados para as eleições do 2º turno, que acontecerá no dia 26 de outubro. O trabalho de inserção dos dados e lacração das urnas, aconteceu na sede do Fórum Eleitoral de Picos, localizado no bairro DNER.

A 10ª zona eleitoral de Picos, que compreende a cidade de Aroeiras do Itaim e a parte sul de Picos, tomando como referência a BR 316, possui 143 seções eleitorais, que serão distribuídas em aproximadamente 50 locais de votação. Já a 62ª zona, responde pela parte norte de Picos e mais as cidades de Dom Expedito Lopes, Geminiano, Santana do Piauí, São José do Piauí e Sussuapara.

Segundo Luís Borges, chefe do cartório da 10ª zona eleitoral, a urna eletrônica é um instrumento seguro de votação. “Estes equipamentos são incansavelmente testados e não há nenhum tipo de rede conectada a eles”. Quando uma urna eletrônica precisa ser substituída durante a votação, os dados da urna com defeito são inseridos na nova urna, com isso os votos já registrados não são perdidos.

O eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral munido de documento oficial com foto (pode ser Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte) e título de eleitor. É importante levar o título, pois nele constam as informações referentes à zona e a seção do mesmo, facilitando a localização e dando agilidade ao procedimento.

Ao eleitor não é permitido acessar a cabine de votação com aparelho celular, tablet ou câmera. Essa proibição serve para garantir o sigilo do voto. No dia da votação é permitida apenas a manifestação pessoal e silenciosa. O eleitor pode usar vestuária que indique sua intenção de voto. Não é permitido que o eleitor comente com outras pessoas a sua intenção de voto e nem pode andar em grupos.

Com informações do Folha Atual

Por Crislene Carvalho e Elayne Silva

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração