Pular para o conteúdo

Veja como devem ser os palanques de Marcelo e W. Dias. Confira a situação de Oeiras

Assim como o cenário político para a disputa do governo do Piauí pode ser alterado, os palanques dos candidatos também podem. Na política, tudo é efêmero e inconcreto.

 

Porém, hoje já é certa a disputa entre o ex-governador e atual senador Wellington Dias (PT) e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e os rumos do estado devem mesmo ser guiados por um destes dois a partir de janeiro de 2015.

 

adis

 

Políticos experientes, ambos têm a política como profissão e sabem bem o que é uma disputa. São, por assim dizer, políticos profissionais.

 

E quando suas candidaturas forem mesmo concretas, oficializadas pela Justiça Eleitoral, que cenários eles vão encontrar pelo Piauí? Quais os palanques montados nas 224 cidades do estado? Que forças políticas estarão ao lado de cada candidato quando a campanha começar?

 

O 180graus fez um raio-X político nas 40 maiores cidades do estado por população e descobriu como devem ser montados os palanques para Marcelo e W. Dias.

ANORTE.jpgANORTE1.jpgANORTE2.jpgapalanques.jpg
* Até a data da veiculação desta matéria assim estavam estabelecidos os apoios, considerando os partidos dos prefeitos e a composição das chapas, mas que podem mudar conforme o cenário político. Vale destacar que aqui foi considerado apenas o partido e a coligação que está inserido, porém, há muitas peculiaridades em cada município, onde o prefeito do partido X, que pertence à coligação Y, não vota no candidato da coligação que seu partido está inserido.

ANÁLISE DOS DADOS

Das 40 maiores cidades do estado, 20 ficam na região Norte. Destas, 13 apoiam Marcelo Castro e 7 apoiam W. Dias. Das 40 maiores cidades do Piauí, 8 ficam na região Centro, sendo 6 apoiando Marcelo Castro e 2 W. Dias. Das 40 maiores cidades temos 7 na região Sudeste, com 6 apoiando Marcelo e 1 com W. Dias. E temos 5 na região Sul, com 4 apoiando Marcelo e 1 W. Dias.

 

Vale ressaltar que esta é a situação de momento e foi tomada como base no partido do prefeito e a coligação que neste momento ele pertence.

 

DETALHES POLÍTICOS EM CADA CIDADE

Teresina

A maior cidade do estado, a capital Teresina , com seus mais de 531.868 eleitores é reduto do PSDB. Prova é a predominância dos tucanos na prefeitura, que em 2016, devem chegar a 24 anos, praticamente, seguidos no poder. Porém, as últimas disputas mostram uma crescente de votos por parte dos partidos que compõem a chapa do PSDB. Além de que, a capital tem 22,61 do eleitorado do estado, número suficiente para desfazer esta ‘vantagem’ do PSDB.

 

Parnaíba

Pelo menos quatro nomes fortes movimentam a política na cidade litorânea. Zé Filho (vice-governador e provável governador na época das campanhas; Mão Santa (ex-governador e ex-senador); Juliana Morais Sousa (deputada estadual e esposa do vice-governador, provável primeira-dama do estado na época das campanhas); Zé Hamilton (ex-prefeito do PTB). Todos estes nomes devem formar palanque para Marcelo Castro. O PSDB tem seus votos na cidade com o deputado Tererê junto com o prefeito Florentino Peres (PT), somarão os votos para W. Dias.

                                       QUANTIDADE DE PREFEITOS POR PARTIDOS NA REGIÃO NORTEFONTE: Instituto BrVoxFONTE: Instituto BrVox

Piripiri

A oposição na cidade é do PSDB, comandado por Luís Meneses e Marden Meneses. Os tucanos devem ter o vice Sílvio Mendes na chapa de Wilsão, mas será se ficarão lado a lado com o PSB, ferrenho adversário?

 

Picos

Em Picos o prefeito Kléber Eulálio é do PMDB, a deputada Belê é do PSB. Ambos foram adversários, mas devem estar juntos em apoio a Marcelo Castro. A família Nerinho é do PTB e votará em W. Dias. O ex-prefeito Gil Paraibano também já declarou que vota em Marcelo Castro. Wellington Dantas, vereador. nivel municipal sao aliados,

 

Floriano

O cenário em Florinao aponta três forças políticas na cidade. O prefeito Gilberto Júnior é do PSB e junto com Enéas Maia (PSDB) vota em Marcelo Castro. Já o ex-prefeito Joel Rodrigues votará em W. Dias.

 

Campo Maior

O prefeito Paulo Martins do PT puxa os votos para W. Dias, de quem é discípulo. Antônio Félix (PSD) fechou com o ‘blocão dos médicos’ e vota em Marcelo Castro. Disputa boa na terra dos carnaubais.


QUANTIDADE DE PREFEITOS POR PARTIDO NA REGIÃO CENTRO
FONTE: Instituto BrVoxFONTE: Instituto BrVox

Barras

O prefeito Capote é do PSD e vota em Marcelo Castro, que também deve ter os votos de apoio da deputada estadual Nize Rêgo (PSB).

 

União

O município deve ter seus votos divididos, pois o prefeito Gustavo Medeiros é do DEM e deve apoiar Marcelo Castro. Já o ex-prefeito Zé Barros é do PT de W. Dias.

 

Altos

A prefeita Patrícia é do PPS, que está com Marcelo Castro, porém, seu deputado federal é Assis Carvalho, do PT de W. Dias. E aí prefeita? O ex-prefeito Pacífico tem ligações com o PT. Já Fonseca é do PSB e deve votar em Marcelo Castro.

 

Pedro II

A prefeita Neuma Café é do PT e vota em W. Dias. Outras lideranças como o ex-prefeito Alvimar Martins e o deputado Wilson Brandão dão votos a Marcelo Castro.

 

José de Freitas

O prefeito Josiel e os ex-prefeitos Robert Freitas e Ricardo Camarço devem votar no candidato de Wilson Martins, Marcelo Castro. Mas Ricardo Camarço e Robert Freitas irão pedir votos no mesmo palanque para o blocão?

                                      QUANTIDADE DE PREFEITOS POR PARTIDO NA REGIÃO SUDESTEFONTE: Instituto BrVoxFONTE: Instituto BrVox

Oeiras

A cidade é dividida em quem vota com B.Sá e quem vota com Mauro Tapety (PMDB). O prefeito Lukano Sá é do PSB e deve ir com Marcelo Castro, assim como os eleitores dos ‘Tapety’.

 

São Raimundo Nonato

O prefeito Avelar é do PSD e junto com o irmão Édson Ferreira, deputado estadual, e a liderança política Beto, que foi candidato a prefeito, votam em Marcelo Castro. Para W. Dias ficam os votos do ex-prefeito Padre Herculano.

 

Piracuruca

O prefeito Dr. Raimundo é do PSDB e junto junto com o secretário de Segurança Robert Rios votam em Marcelo Castro. O detalhe é que Robert e Dr. Raimundo são adversários no municípios.

 

Corrente

Petebista, o prefeito Jesualdo Cavalcante vota em W. Dias. Já o ex-prefeito Ribeiro vota em Marcelo Castro.

 

Luzilândia

A disputa lé é entre a prefeita Janaína Marques (PTB) e o deputado estadual Ismar Marques. Ela vota em W. Dias e ele em Marcelo Castro.

                                         QUANTIDADE DE PREFEITOS POR PARTIDO NA REGIÃO SULFONTE: Instituto BrVoxFONTE: Instituto BrVox

Bom Jesus

O PSDB tem o prefeito Marcos Elvas, que vota em Marcelo Castro. O ex-prefeito Dr. Alcindo e o deputado estadual Fábio Novo votam em W. Dias.

 

Valença do Piauí

Em Valença os votos são divididos. O prefeito é do PSB e tem o apoio de Marllos Sampaio, deputado federal. Ambos votam em Marcelo Castro. O ex-prefeito Alencar vota em W. Dias. Marllos tem seus votos na cidade, pois sua esposa Jane Karine é vice prefeita.

 

Uruçuí

A prefeita Rita vota em Marcelo Castro. O ex-prefeito Valdir vota em W. Dias. O PSDB, outro partido forte, faz parte do blocão, mas é ‘inimigo’ do PMDB e será difícil ter os dois partidos no mesmo palanque.

 

Paulistana

No município o apoio maior deve ser a Marcelo Castro. O prefeito Didiu e Luís Meneses apoiam o peemedebista.

 

São João do Piauí

O ex-prefeito Roberth Paes Landim apoia Marcelo Castro. Já o prefeito Gil Carlos, a deputada estadual Rejane Dias, esposa de W. Dias, e o deputado federal Paes Landim votam em W. Dias.

                                            PERCENTUAL DE ELEITORES NOS 40 MAIORES MUNICÍPIOSFONTE: Instituto GalaxyFONTE: Instituto Galaxy

Esperantina

É outra cidade de grandes lideranças políticas. O prefeito é tucano e vota em W. Dias. O ex-prefeito Chico Antônio é do PT e apoia W. Dias. Themístocles Sampaio e Marllos Sampaio, o primeiro deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa e o segundo deputado federal, são do PMDB e estão com Marcelo.

 

Palmeirais

Na 40ª maior cidade do Piauí o cenário político se apresenta favorável ao pré-candidato Marcelo Castro, pois o prefeito é do PDT e vota com ele, assim como o ex-prefeito Macym Teixeira, que é do PSB e também deve votar em Marcelo. Já o ex-prefeito Paulo César Vilarinho é do PTB, que faz parte da coligação de W. Dias.

 

QUAL PARTIDO ADMINISTRA MAIS ELEITORES NO PIAUÍ?

Com base em pesquisa do Instituto BrVox, o PSDB, por ter o prefeito de Teresina, é a sigla que administra a maior quantidade de eleitores no estado do Piauí. Exatos 685.086 eleitores, ou 29,13% do eleitorado estadual.

FONTE: Instituto BrVoxFONTE: Instituto BrVox

Fonte:Portal 180graus

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração