Pular para o conteúdo

Vereador Gilmar Fontes se posiciona em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde

Na última sexta-feira, 23, os Agentes Comunitários de Saúde se reuniram em frente à Prefeitura Municipal de Oeiras para realizar um ato de protesto com o objetivo de cobrar os recorrentes atrasos no pagamento da categoria (ACS/ ACE), assim como a ausência de pagamento do salário do mês de maio dos Agentes Comunitários de Saúde.

Na noite desta segunda-feira, 26, em sessão plenária na Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Gilmar Fontes fez discurso em defesa dos agentes de saúde que estão há três meses tentando diálogo com a gestão municipal para como tentativa de regularizar os pagamentos, mas não obtiveram sucesso até aquela data.

Em sua fala, Gilmar Fontes destacou a importância dos profissionais, lembrando que eles têm contato e todas as anotações tanto da população da zona urbana, quanto da zona rural.

“Me recordo da época em que o agente de saúde chegava em nossas casas de bicicleta. Sou de uma época em que o agente de saúde tinha a única função de avisar sobre os dias de vacinação, sou de uma época em que o agente de saúde era o responsável pelo Bolsa Família, então não posso deixar de reconhecer que essa categoria é a base de tudo. Hoje, você quer uma informação sobre um agricultor, sobre a garantia safra, procure o agente de saúde. Ele de fato tem essa informação. Você quer destinar recursos para sexta básica, o agente de saúde tem na ponta do lápis quais são as famílias que mais necessitam naquela comunidade. Então não tem porque a gente ficar se questionando falta de repasse, o que falta é prioridade. E eu quero aqui não de maneira crítica e ao mesmo tempo sendo, priorizem em uma gestão essa categoria porque ela é fundamental para a vida. Foram eles que no período da pandemia se arriscavam, iam lá na casa do cidadão levar um panfleto, uma informação. Eram eles quando tinha alguém necessitando, que não tinham condições de ir no posto de saúde, quem levava um enfermeiro pra fazer a vacinação. Ainda é, através do Programa Melhor em Casa. O que seria desse programa sem os agentes de saúde? Então o que de fato falta é diálogo, é entendimento. Estou aberto ao povo, estou aberto a receber e conversar com os agentes de saúde, que estão aqui hoje presente nesta casa, assistindo a sessão presencial. Essa categoria tem fundamental importância para a população e precisa ser paga em dia”, disse o vereador Gilmar Fontes.

O vereador relatou ainda que, o Ministério da Saúde realiza corretamente o pagamento dos 12 meses de salário do ano e mais uma verba de gratificação para os profissionais.

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração