Pular para o conteúdo

VIII Festival de Cultura é realizado em Oeiras

Terminou ontem, 16 de outubro, o VIII Festival de Cultura de Oeiras. Foram 3 dias de programação. Neste ano, o festival homenageio o Museu de Arte Sacra, o qual completa 30 anos de existência.

 

O Festival de Cultura visa à criação dos núcleos de pesquisa e fomento da cultura, priorizando a reflexão, discussão e formulação de diretrizes de uma política cultural para o Estado.

 

O artista plástico e estudante de arquitetura e Urbanismo, Evandro Veras falou da importância do Festival para os artistas locais. “O Festival de Cultua deste ano está sendo o melhor já realizado aqui na nossa cidade. Foi gratificante eu poder expor meu trabalho, conhecer novas culturas, novas pessoas que visitaram meu estande, me senti muito bem com isso.” Enfatizou o artista oeirense.

DSCF8143 (Cópia)

O tenente Lopes, do Corpo de Bombeiros de Picos, comentou sobre a atuação da equipe no festival. “O evento marcou muito no sentido de ocorrência, pois foi ZERO. Só isso de mostra a questão da segurança e da boa organização do festival. Estávamos aqui orientando a população sobre incêndios, acidentes, trabalhamos com a prevenção.” Destacou, frisando que tudo ocorreu na normalidade.

20131116_211344 (Cópia)

Tenente Lopes – Esquerda na foto

 

Vereador José Alberto, do município de Oeiras, disse que o festival é de grande importância, pois,  resgata a história da cidade. “O perfeito Lukano está de parabéns. Assim como todas as secretarias por resgatar essa história”. Afirmou.

Vereador José Alberto

A Secretária Municipal  de Educação, professora Tiana Tapety, também falou com nossa euipe sobre o festival em especifico sobre a Praça do livro, um dos ponto mais visitados durante o VIII Festival de Cultura de Oeiras. “Acho que superamos as expectativas. Em relação a Praça do livro ele se tornou grande por si só. O festival em si agregou um potencial de manifestações culturais e ele tem um diferencial pois mexe diretamente com a população de Oeiras”, pontuou.

Tiana Sec. Mun de Educação

Ainda sobre a Praça do livro, a secretária informou que mais de 2 mil crianças da zona rural e mais de 2 mil alunos da periferia da cidade compareceram à feira. “ O Festival trabalha ainda com a inclusão da sociedade. Fomos além do que tínhamos planejado” disse.

 

O pai do aluno Ezequiel da comunidade Belo Monte, que visitava a Praça do livro, falou sobre a feira e afirmou que é um espaço importante pois desperta a leitura nas crianças. “Esse festival está 10” explanou.

Aluno - Ezequiel com seu pais

A professora de Ezequiel, que também estava presenta na praça, classificou a importância do festival. “Os meus alunos nunca haviam andado na cidade de Oeiras, e ficaram encantadas com essa feira do livro” , destacou.

Professora Zildete

A Praça da Bandeira, a Praça das Vitórias e o  Teatro Oeiras foram os 3 locais que vão receber as ações que transformaram o município de Oeiras, durante o festival, em um grande polo cultural. Várias atrações locais e nacionais irão prestigiar o evento, como Oswaldo Montenegro, Ellen Oléria e Clã Brasil.

 

As ações proporcionaram um mapeamento do potencial cultural da cidade, buscando a inclusão social através da arte, a geração de trabalho e renda, a auto sustentabilidade dos artistas, a criação de novas formas de produção e divulgação das potencialidades locais.

 

DSCF7578 (Cópia) DSCF7580 (Cópia) Festival

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração