Pular para o conteúdo

Vinte e seis municípios piauiense tem mais eleitores do que habitantes, diz levantamento

Das 224 cidades piauienses, 26 têm mais eleitores do que habitantes, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). De acordo com o presidente da confederação, Glademir Aroldi, e do professor Cléber de Deus, pós-doutor em ciência politica, essa distorção pode atrapalhar no direcionamento das ações e decisões administrativas nessas cidades.

O cientista político diz que os votos desses eleitores sinalizam de forma equivocada para gestão quais os problemas que ela de fato deveria encarar e implementar como política pública. “Essa distorção precisa ser corrigida no sistema político brasileiro”, pontuou.

O levantamento foi feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Emmanuel Fonseca, explicou que o IBGE adota um conceito de domicílio diferente do Tribunal Regional Eleitoral.

Cléber de Deus diz que a distorção pode ser até maior. “Dentro do número de habitantes há também aqueles que ainda não tem idade para votar e aqueles que têm voto facultativo”, explicou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração