Pular para o conteúdo

Wellington busca solução para UPA de Oeiras funcionar

Publicado por Welliton Mariano

O governador Wellington Dias (PT) passou a terça-feira (20) visitando Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na cidade de Maringá, no Paraná. A visita tem objetivo de buscar ideias e soluções para colocar em funcionamento as unidades do Piauí que já estão prontas, como a UPA de Oeiras e São Raimundo Nonato.

gov1

“Quero encontrar uma solução para que ainda esse semestre possamos fazer funcionar as UPAs de Oeiras e São Raimundo Nonato, que são de responsabilidade do estado e numa pactuação com os municípios fazer funcionar em outras cidades onde temos unidades, como Picos, Floriano, Bom Jesus, Piripiri”, afirmou o Wellington Dias, que estava acompanhado do secretário da Saúde, Francisco Costa, e o secretário da Administração, Franzé Silva.

O secretário de saúde afirmou que pôde perceber que a experiência paranaense é muito boa e que servirá de exemplo para a instalação das unidades em todo o Piauí. “Temos já, duas UPAs prontas, em Oeiras e São Raimundo Nonato, e em outras cidades que temos distribuídos no Estado como um todo. Pela experiência que pudemos observar em Maringá, cabe um subfinanciamento em relação ao que é pactuado pelo Governo Federal, o que é pactuado não atende aos 50% do que é o custo real para o funcionamento, mas que é uma discussão que tem que ser feita com o ministério para que a gente possa estar fazendo um reajuste. No entanto, a política da UPA é muito importante para a rede. Pelo que a gente observa, é uma experiência muito boa, e vamos estar absorvendo aqui para que possamos  implantar no nosso estado, disse o  gestor.

Com informações do Cidade Verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração