Publicidades
MancheteOeiras

Zero agrotóxicos: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras tem feira só com produtos orgânicos

A feira de produtos orgânicos é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, e acontece toda quarta-feira entre 7:00h às 12:00h. Os alimentos são frutos da agricultura familiar e são orgânicos. Os agricultores expõem e vendem seus produtos do lado de fora do sindicato e atraem consumidores que fogem dos agrotóxicos.

O protagonismo da agricultura familiar

A feirante Rita Nogueira de 58 anos reside na comunidade Araças, ela nos conta que em sua barraca vende banana maçã, abóbora, macaxeira, caju, mamão, feijão verde e tomate cereja. Os alimentos são plantados em sua própria casa e como ajuda de seu marido.

Rita explica que os legumes e frutas não possuem químicos e que ela utiliza técnicas naturais para proteger os frutos. “A banana maçã as abelhas estragam aí nós compramos tecidos e fizemos o saco e colocamos capas para evitar que as abelhas estraguem”. Ela ainda conta que no tomate cereja utiliza uma receita que leva fumo, ninho, pimenta e álcool para proteger de pagas. A feirante acrescenta que aprendeu todas as técnicas com os técnicos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras e da Codevasf.

Feira da Agricultura Familiar no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras (Foto: Rutty Muniz )

“Antes a dificuldade era que não tínhamos lugar para vender, mas aí o presidente do sindicato, Gilmar Fontes fez este galpão para nós vir toda quarta feira trazer nossos produtos e nós não pagamos nada. O que nós apuramos é nosso”. Explica Rita ao ser perguntada sobre a importância do incentivo à agricultura familiar.

 

Outra agricultora rural que vende seus produtos na feira, é Maria de Fátima de 58 anos. Em sua barraca encontramos alface, cheiro verde, quiabo, tomate, cajuí, fava, mamão, banana, limão, acerola. Além das frutas e legumes, Maria vende bolos e peneiras artesanais feita da palha e do talo de babaçu.

Ela fala que possui sua própria horta na localidade Tapera dos Tunicos. Seus produtos são orgânicos e para manter a plantação saudável e livre de pragas ela utiliza a calda do ninho, do pau ferro, da folha do fumo, e ainda a borra de café para espantar formigas.

 

Maria de Fátima faz o convite para que as pessoas conheçam a feira. “Aos oeirenses que ainda não conhecem, é bom vir conhecer a nossa feira de agricultura familiar que só tem a oferecer coisas de boa qualidade para o consumidor. Os produtos são naturais para que a saúde dos oeirenses seja transformada através de uma alimentação saudável”.

 

O consumidor aprova

O professor Thiago Reisdorfer, é natural do Paraná, mas mora em Oeiras há três anos, e em entrevista ao Portal Integração avaliou a feira, “Muito bacana, tem muita variedade. A gente não conhecia a feirinha, mas tem produtos naturais sem agrotóxicos. E também comprar direto do produtor, possibilita a movimentação da produção local na cidade”, disse ele.

 

Como consumidor, ele fala que conheceu a feirinha através de sites na internet, e não tinha visitado por conta da chegada da pandemia. Com o tempo ele viu a movimentação e buscou fazer compras no local.

 

Por que os produtos orgânicos são mais saudáveis?

Segundo o Portal EcoDebate o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos somando mais de 800 mil toneladas consumidas entre 2012 e 2017, um forte aliado para este dado é o forte apoio e financiamento do agronegócio no país.

Nutricionista – Luana Carvalho (Foto: Arquivo Pessoal)

A nutricionista Luana Carvalho explica que o consumo de alimentos com agrotóxicos pode causar a longo prazo o surgimento de câncer, os mais comuns são o de mama, o de próstata, e pulmonar, e cerebral.

 

Ela explica que estamos expostos ao consumo de alimentos e água contaminados com recursos de agrotóxicos, grupos como crianças, adolescentes e gestante estão mais suscetíveis a essas substancias e podem apresentar múltiplas reações, como problemas endócrinos e neurológicos.

 

Luana Carvalho, afirma que, “É importante incentivar o consumo de alimentos naturais tanto por questão ambiental, como também em relação nutricional. Pois o alimento natural, longe de produtos químicos, ele contém todos os seus nutrientes preservados e sabor natural, tornando nosso corpo mais saudável pelo consumo desses alimentos. Dando a eles nutrientes, vitaminas e minerais necessários ao nosso corpo e evita surgimento doenças e agravos na nossa saúde’’.

 

Por Rutty Muniz e Sheron Weide

Comentários
PUBLICIDADE

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo