O deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) participa hoje na Assembleia Legislativa de uma audiência pública para discutir a reforma política. O parlamentar federal piauiense é relator da comissão especial que analisa o assunto e no próximo mês deve apresentar o texto com os pontos a serem votados pela Câmara dos Deputados.
A audiência foi requerida pelo deputado Severo Eulálio (PMDB) com o objetivo de fazer os parlamentares piauienses conhecerem as principais propostas do projeto. A intenção de Marcelo Castro é que o projeto seja votado rapidamente e já comece a valer a partir das eleições do ano que vem.
Com base nas discussões realizadas pela comissão na Câmara, o texto vai prevê a coincidência das eleições, mandatos de cinco anos, além do fim da reeleição, além do fim das coligações proporcionais. Um dos pontos que causam mais apreensão é sobre o fim do financiamento empresarial de campanha.
Marcelo Castro também tme defendido o sistema distrital para eleição de deputados e vereadores e à clausula de desempenho para os partidos. Em audiência pública na comissão especial, Castro defendeu ainda a mudança na suplência de senadores. Para ele, devem ser suplentes os candidatos mais votados para senador que não foram eleitos – ou seja, os perdedores com melhor colocação.
Fonte: Portal O DIA