Pular para o conteúdo

Alunos de medicina da Uespi protestam na Av. Frei Serafim por melhorias na intuição

medi2

Os estudantes do curso de medicina do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) protestaram na manhã desta segunda-feira (25) na Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina. Os alunos criticam a falta de pagamentos aos orientadores do internato e cobram por melhores condições na estrutura, novos professores e efetivação do Hospital Getúlio Vargas (HGV) como hospital escola.

“Todos os estudantes de medicina da Uespi decidiram grevar. Nós estamos com diversos problemas em nossas estruturas. O HGV deveria ser nosso hospital escola, mas não é na prática. Nós estudantes não temos acesso”, explicou a estudante de medicina Jéssica Alencar.

Os alunos do Centro de Ciências da Saúde também denunciaram a falta de professores durante o protesto, segundo eles, faltam dez professores para o quadro de profissionais. Outra pauta levantada pelos estudantes é a falta de pagamento dos orientadores do internato hospitalar, que serve para os alunos do curso estagiarem.

Os preceptores do internato aderiram à greve nesta segunda-feira (25). “Estamos com um internato prejudicado. Os professores contratados para o internato não são efetivados pela Uespi. Não existe um documento que os vincule à instituição, além do fato de estarem há cinco meses sem receber o pagamento. A gente precisa que ocorra um concurso, um teste seletivo, para que esses profissionais se tornem regulares”, explicou a estudante de medicina.

Os universitários reclamam ainda das condições de estrutura da faculdade. O laboratório de Anatomia do Centro de Ciências da Saúde foi arrombado a duas semanas. Em um vídeo feito pelos alunos e publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (25), os estudantes mostram o auditório e a biblioteca do Centro de Ciências da Saúde alagado pela água da chuva.

Os estudantes de medicina também reclamam da estrutura de toda a Uespi. “Nós queremos que haja uma reforma, para que o teto não caia na nossa cabeça”, reclamou Jéssica Alencar.

Fonte: G1

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração