Pular para o conteúdo

Alunos piauienses embarcam para Conferência Nacional em SP

Quilombolas, indígenas, moradores de assentamento rural, mas todos de escolas públicas do Piauí. 17 jovens foram escolhidos para representar o Piauí na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada na cidade de Sumaré (SP). Estudantes de todo Brasil irão apresentar seus projetos a partir desta sexta (15) até a próxima terça-feira na Estância Árvore da Vida. Neste ano, a conferência tem como tema Vamos Cuidar do Brasil cuidando da Água e por isso os projetos apresentados são voltados à preservação da água.

Ontem (14), os inscritos passaram o dia em treinamento para ajustar o discurso que será apresentado em São Paulo. A professora Luanas Maria Batista, coordenadora do programa Vamos Cuidar do Brasil pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), definiu o momento como de ajustes. “Esse encontro está servindo como um preparatório para que todos alinhem o discurso, porque eles estão defendendo o Piauí e não só a escola em que estudam. Essa é a oportunidade também de interação do grupo e análise da apresentação do trabalho”, declarou.

O projeto do Piauí foi escolhido em maio na V Conferência Estadual pelo Meio Ambiente. A proposta de origem da Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, de Fronteiras, município localizado ao sul do estado, é evitar o desperdício de água, reutilizando-a para lavar os banheiros da escola.  Isabelly Maria, de 14 anos, é uma das alunas que ajudou a elaborar o projeto e conta que, com a implementação do projeto, “toda a água da pia da cantina vai ser filtrada, retirado o mau cheiro por meio de um sistema que contém areia e carvão mineral e totalmente reutilizado para limpeza dos vasos sanitários”. Isabelly Maria diz se sentir com uma responsabilidade muito grande por representar o seu estado numa conferência nacional que aborda um tema tão importante para o mundo.

Se para Isabelly a responsabilidade é grande, imagine para Taylle Maria, de apenas 12 anos. A estudante da Unidade Escolar Humberto Lima, da cidade de Castelo do Piauí, também vai para São Paulo. O projeto da escola dela foi um dos 17 selecionados dentre os 50 eleitos inicialmente nas mais 600 escolas do estado que realizaram as conferências escolares. “Me sinto muito honrada de ir a São Paulo representar o Piauí nessa ação de conscientização do uso adequado da água. Estou muito feliz e ansiosa também”, informou.

A índia Tabajara, Ana Beatriz, também só tem 12 anos, é natural de Lagoa de São Francisco, da Comunidade Indígena Nazaré, e já está pensando no saldo da conferência. “Estou muito alegre em representar a minha escola e o Piauí. Também espero trazer novos conhecimentos de lá para poder cuida melhor do meio ambiente e fazer novos amigos”, declarou.

Os jovens embarcam na madrugada de sexta-feira (15) com a Comissão Organizadora do Estado

Fonte:Cidade verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração