Pular para o conteúdo

Alvina Gameiro

O Instituto Barros de Ensino – IBENS é uma instituição educacional privada de Oeiras. Possui sede própria bem projetada. Muito bem conceituado. Adota métodos pedagógicos diferenciados.

A cada ano, envolvendo todas as classes, promove estudos sobre a obra e vida de escritores, músicos e poetas oeirenses.

Já foram objeto desse louvável projeto — De poeta, músico e louco, em Oeiras, todos têm um pouco — , dentre outros artistas locais, o Nogueira Tapety, O. G. Rêgo de Carvalho, José Expedito Rêgo, Possidônio Queiroz, Dagoberto Carvalho Júnior. Ao final, é editado o Almanaque Biográfico constando as impressões do alunato acerca da vida e obra do homenageado. Neste ano (2022), está sendo pesquisada a conterrânea Alvina Gameiro.

Alvina Gameiro nasceu no povoado Salinas, em 1917, hoje, pertencente a Campinas do Piauí, antiga possessão de Oeiras. Faleceu em Brasília, em 1999.

Era poetisa, escritora, pintora, contista, romancista. Formada em Artes Plásticas pela Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, depois graduou-se pela Universidade de Colúmbia, NY – USA. Ministrou aulas de inglês e português no Piauí, Maranhão e Ceará. Morou em Teresina, Fortaleza, Brasília e Los Angeles. Ganhou prêmios. Publicou livros de contos, romance, poesia de cordel romance e novela. 15 contos que o destino escreveu (1970); A Vela e o temporal (1957), Chico Vaqueiro no meu Piauí (1971); Contos do sertão do Piauí (1988), Curral de serras (1980); O Vale das Açucenas (1963). Foi homenageada no 7º Salão do Livro do Piauí (Salipi). Alvina Gameiro fez parte da Academia Piauiense de Letras, ocupando a Cadeira 14.

O pai dela era o português Antônio Pedro Fernandes, funileiro, que trabalhou na Fábrica de Laticínios dos Campos, no início dos anos dez do século passado. A mãe, Vitória Oliveira Fernandes, era natural de Oeiras, irmã do Sr. Miguel Dias de Oliveira, que foi prefeito da nossa cidade e Deputado Estadual.

O meu querido neto, Joaquim Miguel, 02 anos, é aluno do Material I, do IBENS. Muito expedito, fez amizade com os coleguinhas, professoras. Participa, com entusiasmo, de todas as atividades escolares.

Gosta de “ler” livros infantis descrevendo as ilustrações. Fã da Patrulha Canina e da Turma da Mônica. Identifica-se com a personagem Cebolinha. Canta, dança, desenha.

Muito falante, questionador. Comunica-se bem. Vez outra, pede aos pais para gravar vídeos ou áudios no celular endereçados às suas primas Helena e Olívia e a outras crianças.

Ontem (23.11.2022), através de sua mãe, Camila, mandou-me um áudio me indagando se eu conheço Alvina Gameiro. — Eu sei quem é, fez segura afirmação.

 

 

 

 

Por Carlos Rubem

 

Por Carlos Rubem

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração