Pular para o conteúdo

Assembleia irá debater sobre inclusão de tablets na lista de material escolar

 

foto 1470 174348A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou nesta quarta-feira (12) um requerimento para a realização de uma audiência pública com objetivo de discutir sobre a inclusão de tablet, notebook ou netbook na lista de material escolar. A exigência, repercutida na assembléia, foi destaque em uma matéria do Jornal O DIA de hoje.

Segundo apurou a reportagem do Jornal O DIA, para o ano letivo de 2013 uma escola particular de Teresina já solicita na sua lista de material didático a utilização de recursos digitais, tais como tablets, notebooks e netbooks. Livros em suas versões digitais serão disponibilizados para venda por meio das editoras aos alunos.

A discussão do assunto chegou até a Assembleia Legislativa. A deputada Flora Isabel (PT), autora do requerimento, analisou de forma positiva a inserção de aparelhos dinamizadores da informação. Entretanto, segundo ela, é preciso acompanhar como será feita o processo de inclusão destes meios. Foi por este motivo que a parlamentar solicitou audiência pública para debater o tema.

Autora da lei que proíbe os excessos na formação da lista dos alunos, Flora vê que o processo da informatização nas escolas é irreversível, mas alerta que ele deve ser feito de forma a não cometer abusos. “Temos que ver de que forma ele pode ser feito, analisando ainda a necessidade dos pais. Se a escola obrigar isso pode se tornar um abuso. Por isso queremos conversar com o Procon e prever uma legislação para isso, já que segundo o órgão, não existe ainda”, comenta.

Outro ponto a ser discutido na audiência é a possível disparidade que pode surgir no ambiente escolar. Para a deputada, todos os alunos devem ser contemplados com a dinamização do conteúdo escolar, por isso condições favoráveis para aquisição dos aparelhos devem ser ofertadas a todos. “É preciso debater também o custo disso e gasto para baixar os livros. É possível, por exemplo, que os pais adquiram os eletrônicos por um custo reduzido dentro de uma negociação com a escola, sendo pago no decorrer do ano”, sugere.

A audiência ainda não tem data para acontecer devido ao recesso legislativo, mas a deputada garante que deve ser feita logo após a retomada dos trabalhos. “O objetivo da audiência é garantir o melhor ensino diante da modernidade e ver de que forma os pais se inserem nisso. Vamos ampliar a discussão para pais e escolas”, finaliza.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração