Pular para o conteúdo

Atentado a tiros causa apagão em 15 municípios da região Sul do Piauí

apagao1Aproximadamente 100 mil pessoas ficaram sem acesso a energia elétrica por mais de nove horas seguidas. O problema aconteceu sábado, 08, na região sul do Piauí, afetando 15 municípios.

Equipes técnicas da Eletrobras constataram, após percorrer parte da linha de transmissão, que três isoladores de duas estruturas foram quebrados. Os equipamentos provavelmente foram destruídos a tiros.

O ato, caracterizado como vandalismo pela empresa, tem relação com as disputas políticas na região de São João do Piauí, uma das cidades prejudicadas. É no final de semana que acontecem as principais manifestações eleitorais, a exemplo de comícios e reuniões. A falta de inviabiliza as atividades.

A quebra dos isoladores interrompeu o fornecimento de energia das 13h05min até às 22h17min. Foram afetados os municípios de São João do Piauí, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Brás, Jurema, Caracol e Guaribas.

A fonte do problema foi detectada somente no final da tarde. Equipes que estavam em Bertolínea foram deslocadas para realizar o reparo. Os isoladores de vidro foram substituídos por peças de polietileno, que são mais resistentes.

Atentados contra as linhas de transmissão são comuns na região Sul do Piauí. “Esse problema é constante. Além do vandalismo, há também muito furto de equipamentos, como as barras de cobre usadas no aterramento e as treliças que sustentam algumas torres”, diz Marcelino Machado, diretor de Operações da Eletrobras. Em todos os casos, a ocorrência é registrada na Polícia Civil. Porém, raras vezes os envolvidos são encontrados.

Portal O DIA

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração