O colesterol alto é uma das principais causas de doenças cardiovasculares em nosso país. Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e mais de 380 mil morrem todos os anos em decorrência dessas enfermidades. E um dos principais motivos do aumento do colesterol ruim em nosso sangue é o consumo de gorduras trans e saturadas por meio de uma dieta pouco saudável.
A substância cerosa é semelhante à gordura encontrada no sangue, sendo utilizada pelo organismo para produzir novas células e hormônios. No organismo, existem dois tipos principais de colesterol: lipoproteína de alta densidade (HDL-boa) e lipoproteína de baixa densidade (LDL-ruim). Quando diagnosticado o nível elevado no sangue, existem opções que podem ajudar em sua redução, como algumas bebidas.
As bebidas que podem auxiliar na redução do colesterol geralmente contêm compostos benéficos, como fibras solúveis, antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. A seguir, conheça algumas que podem ser incluídas em uma dieta saudável aliada a práticas de exercícios físicos para ajudar a controlar o colesterol:
Chá verde
O chá verde é um bebida elaborada a partir das folhas frescas da planta Camellia sinensis, um arbusto de pequeno porte e de origem asiática. As catequinas e outros antioxidantes encontrados neste chá podem reduzir os níveis prejudiciais de LDL e colesterol total.
Leite de soja
Por ser proveniente de plantas, o leite de soja é naturalmente livre de colesterol, com baixo teor de gordura saturada e não contém lactose. Pode ser usado no lugar do leite comum, com alto teor de gordura.
Leite de aveia
A aveia contém beta-glucanos, que no estômago formam uma substância semelhante a um gel e interagem com os sais biliares para impedir a absorção de colesterol e diminuir os níveis dessa gordura.
Suco de tomate
Alguns estudos apontam o suco de tomate como um coadjuvante na redução do colesterol ruim. Isso se explica porque os tomates são ricos em um composto chamados licopeno. O licopeno pode diminuir o colesterol LDL “ruim” e ajudar nos níveis de lipídios. A niacina e as fibras, que reduzem o colesterol, também são abundantes no suco de tomate.
Suco de romã
O suco de romã contém antioxidantes poderosos chamados polifenois, que podem contribuir para a saúde do coração e ajudar a reduzir o colesterol LDL.
Fonte: Meio Norte