CrônicasMancheteOeiras

CRÔNICA: Um encontro proveitoso

Ontem (07.05.2019), durante o “Congresso das Cidades”, que ora se realiza em Teresina, encontrei com o vereadores José Alberto, Espedito Martins e Letiano Vieira.

Além de tantos palestrantes, assistimos a participação do prefeito José Raimundo no “Fórum InovaCidades”, que bem desincumbiu-se desta tarefa.

Antes, juntou-se a nós o Deputado Estadual Bessahzinho. Conversamos amenidades. Na ocasião, falei com o dito parlamentar acerca da tão ansiada e sempre protelada restauração e reforma do (velho) Mercado Público da nossa cidade.

Tal obra deveria ter sido tocada e concluída há uma década. Capricho político, erro de perspectiva determinaram este descalabro!

Da nossa confabulação, Bessahzinho me fez um convite para fazer uma visita de cortesia, hoje, a novel Secretária Estadual da Infraestrutura, Deputada Janaína Marques, com quem mantivemos contato acerca da renovação do processo licitatório para a escolha da empresa que elaborará os projetos complementares (elétrico, hidráulico, etc…).

O certame anterior foi tido como “fracassado”, uma vez que apenas uma empresa demonstrou interesse da modalidade “Carta Convite”.

Ressalte-se que a SEINFRA já recebeu autorização expressa da Secretaria de Fazenda, através da Comissão de Gestão Financeira e Gestão de por Resultados (CGFR), para bancar este custeio. O dinheiro para fazer referidas peças técnicas está garantido (R$ 62.000,00). Mas, pelo visto, tem muita gente desconfiada!…

Fruto de tratativas havida no ano passado entre os Ministérios Público Estadual e Federal com diversos setores administrativos, consta da LDO do Estado, para este ano, a rubrica para a citada obra no montante de R$ 2.000.000,00 (dois milhões). Aliás, a única específica para a SEINFRA.

Convém destacar que o Governador Wellington Dias determinou prioridade para esta demanda. De fato, é imensurável o prejuízo econômico, moral e cultural para Oeiras a já longa interdição daquele equipamento público.

Acredito que, superando-se os impasses burocráticos o quanto antes, será possível ser entregue à população a aludida restauração e reforma do prédio em comento no final do ano. Uma data muito sugestiva será o 26 de dezembro — aniversário da “Invicta Cidade”

Vamos ver!…

 

Por Carlos Rubem

Comentários
Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar