Pular para o conteúdo

Cursos de qualificação profissional geram renda e promovem empreendedorismo

d4fc17fb0a49c4622d8bfa9fd877fbdc

Mais de 1200 pessoas já foram beneficiadas com os cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente pela Fundação Wall Ferraz neste ano. Além de qualificação, os cursos garantem ainda oportunidade de geração de emprego e renda. Cursos na área de alimentação, artesanato e beleza são os que mais promovem o desenvolvimento de atividades autônomas e o empreendedorismo.

Ana Batista fez o curso de Confeitaria no Centro de Capacitação do bairro Cerâmica Cil. Hoje, dois anos após a conclusão do curso, aceita encomendas de 2.500 salgados e seus bolos chegam a custar até R$ 600. Ela colhe os frutos de sua determinação e força de vontade.

“Eu morava no Marquês, pegava dois ônibus para me deslocar até a zona Sul e assistir aula. No início foi difícil porque as pessoas ainda não conheciam muito bem o meu trabalho. Comecei fazendo os bolos para festas de aniversários das crianças. Hoje é gratificante ver meu desenvolvimento, ver como eu melhorei minha produção ao longo desse tempo. E eu não penso em parar. Quero sempre me aperfeiçoar”, afirma com confiança.

Já na área de artesanato quem não perdeu tempo e garantiu sua vaga no curso de Bolsa Artesanal realizado na Vila da Paz, em 2016, foi Lucia Coimbra. De lá pra cá, sua trajetória tem sido baseada em muito trabalho, empreendedorismo e empoderamento. Hoje, Lúcia vende seus produtos em feiras de artesanato e também faz das redes sociais e aplicativos seus aliados na hora de garantir satisfação aos seus clientes. Em um espaço pequeno, ela diz se virar nos 30 sempre produzindo suas peças com carinho e total dedicação.

“Eu já costurava, mas meu primeiro contato com as bolsas artesanais foi mesmo através do curso oferecido pela Fundação. Foi o pontapé inicial que eu precisava para desenvolver minhas habilidades e passar a construir as peças. Hoje produzo porta celular, estojos, mochilas e bolsas para notebook. Meu sonho é comprar uma máquina de costura industrial e montar meu ateliê”, conta.

“Através dos cursos que são ofertados pela Fundação Wall Ferraz, eu vou tendo a oportunidade de me qualificar mais e mais. O primeiro curso que fiz foi o de Maquiagem e logo comecei a trabalhar na área da beleza. Hoje já tenho meu próprio negócio e está dando tão certo que já estou ampliando e fazendo um ponto comercial. Minhas clientes podem contar com serviços de maquiagem, manicure e pedicure e também corte e escova, graças aos cursos que fiz pela FWF”, afirma Suzane Alves, que concluiu recentemente o curso de Corte de Cabelo e Escova realizado no Centro de Capacitação do bairro Matadouro, zona Norte de Teresina.

A presidente da FWF, Samara Pereira, destaca que os cursos vão além de ensinar técnicas de produção: “Trabalhamos o empoderamento feminino e também empreendedorismo para que as pessoas que fazem os cursos percebam que têm condições reais de melhorar a renda da família, a autoestima e a vida como um todo. Um dos principais objetivos da Fundação Wall Ferraz é levar formação profissional às diferentes comunidades, tornando assim acessíveis novas oportunidades de melhoria de vida através do aprendizado, conhecimento e capacitação profissional, de modo que depois de qualificados os alunos tenham novas perspectivas de inserção no mercado, seja através da iniciativa autônoma ou através da inserção no mercado de trabalho formal”, afirma.

Através de projetos como o Profissionalizar Teresina, voltado para jovens e adultos, visando formação profissional que garanta a conquista de oportunidades no mercado de trabalho formal ou na iniciativa autônoma a Fundação Wall Ferraz tem levado cursos em diversas áreas para vários bairros da capital. Outro projeto de capacitação é o Profissionalizar para Inserir, que desenvolve uma política dirigida com base em demandas específicas que atende públicos em situação de risco e vulnerabilidade social, como mulheres em situação de violência, pessoas em situação de rua, jovens em cumprimentos de medidas socioeducativas e pessoas com deficiência.

Fonte:Cidade verde

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração