Pular para o conteúdo

Dia do Piauí é celebrado em Brasília

Fotos: Luís Macedo/ Câmara dos Deputados
Camara deputados 3

Fotos: Luís Macedo/ Câmara dos Deputados

Uma sessão solene foi realizada na Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (17), por solicitação do deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), em alusão aos 195 anos de adesão do Piauí nas lutas pela Independência do Brasil. Autoridades do governo, parlamentares, piauienses radicados na capital federal participaram das homenagens.

A sessão do Dia do Piauí destacou a data de 19 de outubro de 1822, quando se deu o Levante da Parnaíba, ato inicial de adesão dos piauienses à independência do Brasil. A data é a terceira de uma série que destacou a participação piauiense nos embates para consolidar a emancipação do país. Antes dessa, foram realizadas as solenidades que ressaltaram a Batalha do Jenipapo – ocorrida em 13 de março de 1.823 – e a Declaração de Oeiras – em 24 de janeiro do mesmo ano. Também é data histórica o 22 de janeiro de 1822, dia da declaração de emancipação brasileira, em Piracuruca.

Camara deputados1

Deputado Federal (PT-PI) Assis Carvalho (Fotos: Luís Macedo/ Câmara dos Deputados)

Em seu discurso, o deputado Assis destacou a força popular na construção da independência nacional. “Esses movimentos fazem parte de uma etapa importante no processo de emancipação da Colônia brasileira, que até então estava sob domínio de Portugal, mesmo após a Independência ter sido proclamada em 7 de setembro de 1822. Uma etapa, frise-se, protagonizada pela força popular”, disse o parlamentar.

Ele também ressaltou os avanços do estado “nos últimos anos de governos petistas – estadual, com Wellington Dias; e federal, nos governos de Lula e Dilma – o Piauí se tornou uma terra promissora, com mais condições de deslanchar suas potencialidades e esperança para o futuro, especialmente em Educação, Saúde, Agricultura Familiar”.

Já governador Wellington Dias ressaltou a bravura dos piauienses que deram sua vida em nome da independência, que, mesmo com a proclamação feita por Dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, continuava sob o comando dos portugueses.

Além disso, o governador falou sobre os investimentos nas áreas do comércio e produtiva de alimentos, piscicultura, mel e de energias eólica e solar. E agradeceu o trabalho “integrado da bancada federal, na Câmara e no Senado, que tem nas suas veias o compromisso na defesa dos interesses do Piauí, que resultou em avanços consideráveis”.

A sessão contou a presença de Alexandra Vieira, presidente da Associação Cultural Dos Amigos do Piauí (Acampi) e Chico Pereira, diretor da Associação, em Teresina. Também presentes os senadores Regina Sousa (PT/PI), Elmano Férrer (PMDB/PI), e dos deputados federais Átila Lira(PSB/PI), Paes Landim (PTB/PI), Júlio Cesar(PSD/PI), Silas Freire (Podemos/PI), Maia Filho (PP/PI), Luís Carlos Hauly (PSDB/PR), Benedita Silva (PT-RJ).

Autoridades de raízes piauienses também prestigiaram a sessão, como os deputados federais Francisco Chapadinha (Podemos/PA), que nasceu em Batalha; Chico Alencar (Psol/RJ), com familiares em Alto Longá; Edmilson Rodrigues (Psol/PA), neto de piauiense; deputado Raimundo Ribeiro (PPS/DF), de Piracuruca; Raimundo Bezerra, vice-presidente do PT de Candangolândia, de Regeneração; jornalista da TV Câmara, Paulo José Cunha, de Teresina.

A sessão foi transmitida ao vivo pela TV e rádio Câmara, TV Assembleia e também na rede social do deputado Assis Carvalho.

Camara deputados 2

Fotos: Luís Macedo/ Câmara dos Deputados

 

Fonte: ASCOM

Comentários
Publicidade

Deixe um comentário

Aviso: os comentários são de responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do Portal Integração. É proibida a inclusão de comentários que violem a lei, a moral e os princípios éticos, ou que violem os direitos de terceiros. O Portal Integração reserva-se o direito de remover, sem aviso prévio, comentários que não estejam em conformidade com os critérios estabelecidos neste aviso.

Veja também...

Portal Integração